Quem é Babaji?
Quem é o mestre que ajudou a trazer a maravilhosa técnica de meditação e o dinâmico caminho espiritual da Kriya Yoga ao centro das atenções, contribuindo para uma evolução espiritual mais rápida da humanidade?
Babaji é uma forma comumente usada pelas pessoas na Índia para se dirigir a um monge. Já o nome próprio “Babaji” refere-se a esse grande mestre espiritual, o preceptor da Kriya Yoga nestes tempos modernos. Quando ouvimos o nome Babaji, apenas uma pessoa nos vem à mente. Babaji, com seu tremendo poder divino, tornou-se o preceptor espiritual de Shri Lahiri Mahasaya.
Nada se sabe a respeito de seu nascimento, de seu treinamento espiritual ou de sua residência. Ele é um grande mistério para os buscadores espirituais. A pouca informação que temos foi-nos dada por outros mestres da Kriya, como Lahiri Mahasaya, que o conheceu, ou Swami Shriyukteshwar e Paramahamsa Yogananda, que o viram em aparições. Babaji é um santo atemporal, uma grande encarnação, engajado no lila (jogo divino) de ajudar aqueles que sinceramente buscam o caminho da espiritualidade.
Seus discípulos o conhecem por vários nomes. Já foi chamado de Mahamuni (o Grande Santo), Tryambaka Baba, Shiva Baba e Bundua Baba (o antigo Baba). Sua aparição e desaparição miraculosas e sua maneira única de ensinar foram narradas por muitas figuras espirituais, como Lahiri Mahasaya, Swami Shriyukteshwar, Hamsa Swami Kevalananda, Brahmachari Keshavananda, Paramahamsa Pranavananda, Paramahamsa Yogananda e nosso amado Gurudev, Paramahamsa Hariharananda. Babaji também foi o responsável por ter iniciado Acharya Shankara, o reformador espiritual da antiga Índia, no caminho da Yoga e Kabir, o famoso poeta medieval, místico e santo. Sua mensagem sobre conquistar a vida espiritual através da técnica científica da Kriya Yoga veio ao mundo moderno através do seu principal discípulo, Lahiri Mahasaya.
Ele é atemporal e eternamente jovem, aparece a seus discípulos na forma que quiser, portanto, é extremamente difícil reconhecê-lo. Não há fotografias de Babaji. A imagem que usamos foi desenhada a partir da descrição de Paramahamsa Yogananda, como este o viu. Essa imagem é amplamente amada como sendo a forma desse mestre sem forma.
Ainda vivo, Babaji emana vibrações espirituais para a salvação de todos os buscadores sinceros.
ENSINAMENTOS DIVINOS DE BABAJI
Não é adequado mencionar o nome do guru desnecessariamente, pois dessa forma ele é desmerecido.
A porta da Kriya Yoga está aberta apenas aos buscadores sérios e sadhakas (praticantes).
Shyama Charan (n.t. Lahiri Mahashaya), olhe! Tudo isso é o jogo da mahamaya, ela o está iludindo.
Os homens mundanos querem perceber Deus enquanto continuam sua vida cotidiana. Mas problemas aparecerão para ele e o tempo é curto. A simples, fácil, humilde e muito eficaz
Kriya Yoga deverá ser ensinada a eles.
Renunciar ao mundo não é fácil. Onde quer que os homens estejam, o mundo se agarra a eles.
Atualmente, o homem comum está desassistido para atingir a percepção de Deus.
Movendo-se de porta em porta, em busca de esmolas e vestidos com a casca de uma árvore, com seus olhos fundos, peles enrugadas, corpos esqueléticos e cabelos emaranhados em cachos, os santos e sábios são as imagens vivas de Deus.
Dentre os seres vivos, o homem é a melhor criação. Ele pode optar por um dos dois caminhos: ter uma vida em família ou viver como um renunciante. Mas será que existe alguma justificativa para se criar diferenças entre um chefe de família e um sannyasi?
Texto profundo que nos obriga a mergulhar nas profundezas do nosso Ser.
Gratidão do coração
Maravilhoso conhecimento!