Sobre os Programas


A Organização Internacional Kriya Yoga fornece treinamento e apoio aos aspirantes, através de vários tipos de eventos com o intuito de oferecer um ambiente de incentivo ao desenvolvimento espiritual e a sua aplicação na vida cotidiana.

Os programas da Kriya Yoga consistem em palestra gratuita, aberta ao público em geral, novas iniciações (para quem quer começar a praticar) e seminários/retiros, para os que já são iniciados.

A Iniciação é uma cerimônia simples e simbólica, conduzida pelos monges ou yogacharyas autorizados, onde o candidato faz três oferendas: flores, frutas e um valor monetário (cada centro tem esse valor estipulado antecipadamente). No dia seguinte, são realizadas as aulas práticas, com meditações guiadas pelos professores, ocasião em que o aluno exercita as técnicas aprendidas. Depois, o mesmo passa a fazer sua meditação sozinho e em grupo. As meditações em grupo acontecem nos centros em várias cidades do Brasil.

Os Seminários e Retiros dos kriyavans são eventos aguardados com muita expectativa. São ocasiões propícias para quem já foi iniciado corrigir posturas, aperfeiçoar as técnicas e experimentar meditações mais longas e profundas. O Seminário é um evento onde os kriyavans passam o dia juntos e voltam para suas casas à noite. Os Retiros são realizados em locais afastados da cidade, com estadia completa, normalmente em mosteiros, conventos, locais calmos, silenciosos e com muita natureza, para que todos possam realmente se beneficiar dessas raras oportunidades. Um tema é sempre desenvolvido, convidando os participantes à introspecção e à vivência dos sábios ensinamentos propostos.

No Ashram Templo do Amor Divino em São Paulo, os eventos acontecem em datas comemorativas para celebração dos aniversários e mahasamadhi dos Mestres, Guru Purnima, dia da fundação do Ashram, e também em datas especiais. A programação inclui celebrações, práticas de meditação, palestras espirituais e outras atividades, dependendo da natureza do evento.