Uma escola para crianças

O Hariharanananda Balashram é um internato para crianças desfavorecidas, situado no vilarejo de Arua, Orissa, Índia. Foi fundado em 2004 e é inspirado em um desejo de Paramahamsa Hariharanandaji. Paramahamsa Prajnananandaji realizou esse desejo e o orfanato oferece às crianças um lar seguro, boa educação e a perspectiva de um futuro melhor.

Hoje, são acolhidas cerca de 500 crianças com idades entre 4 e 18 anos que recebem um padrão elevado de educação em um ambiente amoroso e solidário e, talvez o mais importante, eles recebem um lar e um lugar seguro para viverem.

Sua abordagem holística oferece às crianças um desenvolvimento completo. O currículo inclui disciplinas como matemática, ciências, oriá, inglês, hindi, sânscrito, além de informática, que é essencial para o progresso nesta era tecnológica. Ensino técnico é oferecido aos alunos mais velhos para prepará-los para o mercado de trabalho através do Projeto Chrysalis.

Os alunos são incentivados a participar de atividades extracurriculares, como teatro e dança, música e artes. A educação física também é parte importante no desenvolvimento das crianças. Através dela, os alunos aprendem o valor do trabalho em equipe, inserido na prática de esportes, como futebol e vôlei. Aulas de Taekwondo são oferecidas para autodefesa e para promover a autoconfiança.

O Balasharam oferece comida saudável com alimentos frescos vindos de campos e pomares próximos e conta com um centro médico. Conscientização educacional e social são aprendidas através de iniciativas comunitárias, como programas de limpeza e reflorestamento. A educação ambiental é feita na prática. As instalações dispõem de planta fotovoltaica e biodigestor, que suprem mais de 50% da energia elétrica necessária.

Essa iniciativa foi construída e é mantida pela Prajna Mission. A missão é apoiada financeiramente pelo movimento “Hands in Hands”, que arrecada generosas doações de kriyavans de todo mundo.