A Ciência da Kriya Yoga

O buscador sincero que segue o caminho da Kriya Yoga com amor, devoção e com o desejo de crescimento espiritual pode alcançar a autorrealização — até mesmo no período de uma única vida. Essa yoga poderosa é a manifestação de muitas yogas descritas na Bhagavad Gita, mas deriva principalmente das seguintes:

  • Karma Yoga – desapego dos frutos das ações no mundo e, principalmente, da atividade interna da mente;
  • Jnana Yoga – um intelecto disciplinado adquire conhecimento espiritual, e essa sabedoria cria liberdade por meio do desapego dos frutos das ações;
  • Bhakti Yoga – o amor incondicional desperta com a gratidão e a alegria que surgem da unidade com toda a criação, a Consciência Cósmica.

Uma Técnica Simples e Não Sectária

A Kriya Yoga é não sectária. Sua técnica simples não causa desconforto, não requer austeridades e é adequada para aspirantes a chefes de família, assim como a monges. Através dos princípios da Karma Yoga, a Kriya Yoga ensina que toda ação, kri, é realizada pela alma interior, ya. A consciência constante do poder interior da alma pode levar a toda atividade uma atitude de devoção. A consciência de que a alma está inalando através de nós em cada respiração, leva à realização e ao controle da mente.

Kriya Yoga: Uma Técnica de Meditação Científica

A técnica da Kriya enfatiza a relação entre a respiração e a mente. A respiração influencia a mente e vice-versa. Esse relacionamento recíproco revela o segredo do controle da mente: “o controle da respiração é autocontrole. O domínio da respiração é autodomínio. O estágio de não-respiração é o estágio de não-morte.” O estágio de não-respiração, chamado de samadhi, é a realização do Absoluto.

Transmissão Direta de Professor a Aluno

A Kriya Yoga é uma oportunidade de ouro que pode mudar a sua vida e conduzi-lo a estados mais elevados de consciência, através do desenvolvimento completo do corpo, mente e intelecto e da consciência da alma. É um caminho rápido e fácil. As técnicas da Kriya Yoga são transmitidas de mestre para discípulo, de mestre para aspirante, de professor para aluno.

Não há registro de quando a antiga tradição da Kriya Yoga começou. Essa técnica espiritual tem sido praticada por santos, videntes e sábios desde tempos imemoriais. Os rishis (videntes) dos Upanishads, Shri Krishna na Bhagavad Gita, Maharshi Patanjali em seu Yoga Sutra e muitos outros mestres da yoga praticaram e ensinaram este método científico através dos tempos. A Kriya Yoga é uma ferramenta poderosa que pode ser usada por pessoas de todas as religiões para acelerar o seu desenvolvimento espiritual. Adi Shankara no Viveka Chudamani descreveu três coisas que são extremamente raras neste mundo: um nascimento humano, o desejo de liberação e a companhia de uma grande alma ou mestre realizado.

A Origem da Técnica

Na era moderna, em 1861, um misterioso mestre chamado Mahavatar Babaji reintroduziu a antiga técnica da Kriya ao público em geral por meio de seu habilidoso discípulo, Shri Shyamacharan Lahiri, um chefe de família devoto. Lahiri Mahasaya, como era popularmente conhecido, teve muitos discípulos realizados. Dentre os que mais se destacaram estão Swami Shriyukteshwar Giri, um mestre bem versado nas escrituras do oriente e do ocidente, e que atingiu o mais elevado estado de realização, e Shrimat Bhupendranath Sanyal Mahasaya, um chefe de família iogue conhecido por sua interpretação metafórica da Bhagavad Gita à luz da Kriya Yoga. 

Dentre os muitos discípulos de Swami Shriyukteshwar, estão Paramahamsa Yogananda, o autor de Autobiografia de um Iogue, e Swami Satyananda Giri, que foi, até 1971, o presidente do Karar Ashram, fundado por Swami Shriyukteshwar em 1903. 

Paramahamsa Hariharananda, que foi o presidente do Karar Ashram a partir de 1971, e também o presidente das Organizações Internacionais de Kriya Yoga (fundadas por ele), também foi discípulo direto de Swami Shriyukteshwar. Tanto Paramahamsa Yogananda quanto Paramahamsa Hariharananda foram mestres realizados e grandes divulgadores dos ensinamentos da Kriya Yoga ao redor do mundo.

Até o momento da sua transição mortal para o espírito, em 3 de dezembro de 2002, aos 95 anos de idade (1907-2002), Paramahamsa Hariharananda acompanhou cuidadosamente o desenvolvimento espiritual de cada aluno. Carinhosamente chamado de “Baba” por milhares de discípulos e estudantes em todo o mundo, seu amor e compaixão divinos permanecem incomparáveis.

Atualmente, Paramahamsa Prajnanananda, o discípulo realizado e sucessor de Paramahamsa Hariharananda, viaja pelo mundo como um poderoso mestre espiritual, professor amoroso, palestrante e escritor. Sob a sua amorosa direção, as Organizações Internacionais de Kriya Yoga, apoiadas por seus monges, yogacharyas e devotos prosseguem em vigorosa expansão.

Como Começar

Nos ashrams e centros de Kriya Yoga em todo o mundo, são oferecidas meditações guiadas aos iniciados por professores autorizados. Programas introdutórios e iniciações são oferecidas regularmente. Estamos felizes com a oportunidade de ajudá-lo com sua prática de Kriya. Para saber mais sobre a Kriya Yoga, faça contato diretamente com o ashram ou centro mais próximo de você.