O ponto entre as sobrancelhas é chamado tilak ou pottu e representa um sentimento de santidade de quem o usa e aos demais a sua volta. É reconhecido como uma marca religiosa. Sua forma e cor variam de acordo com a casta de quem o usa, com o segmento religioso ou com a deidade adorada. Na antiguidade, as quatro castas (baseadas em cores ou varnas) – Brahmana, Kshatriya, Vaishya e Sudra, utilizavam sinais diferentes.
Os brâhmins aplicavam uma marca branca (chandan) significando a pureza e sua função sacerdotal ou acadêmica. Os Kshatriya usavam uma marca vermelha (kumdum) significando coragem, uma vez que eles pertenciam a raças de guerreiros. Os Vaishya usavam um sinal amarelo (kesar) ou uma marca de açafrão, o que significava prosperidade, visto que eles eram homens de negócio ou mercadores voltados para a geração de riquezas. Já os Sudras utilizavam um sinal negro (bhasma), feito com carvão, que representava o trabalho, visto que estes sustentavam pelo trabalho as demais três classes.
Os adoradores de Vishnu aplicavam uma marca branca na forma de “U“, enquanto os adoradores de Shiva usavam um sinal negro com três linhas e os adoradores de Devi um ponto de cor vermelha, etc.
O tilak é feito sobre um ponto localizado entre as sobrancelhas, que é considerado o local da memória e do pensamento. Na yoga, este ponto é conhecido como Ajna Chakra. Durante a aplicação do tilak, entoa-se a seguinte oração:
“Que eu me lembre de Deus. Que este sentimento de devoção permeie todas as minhas atividades. Que eu seja correto em minhas ações.” Mesmo quando temporariamente esquecemos esta atitude plena de oração, o sinal ou a marca no próximo nos faz lembrar nosso voto. O tilak é, portanto, a benção de Deus e a proteção contra tendências e forças do mal.
Todo nosso corpo emana energia na forma de ondas eletromagnéticas. A fronte e o ponto sutil entre as sobrancelhas especialmente têm esta características.
Esta é a razão porque aborrecimentos geram aquecimento na cabeça e dor de cabeça. O tilak e o ponto na testa refrigeram a fronte (abrangendo toda a cabeça), protege-nos e evita a perda de energia.
Às vezes, toda a fronte é coberta com chandan (um tipo de madeira) ou bhasma (cinzas provenientes de cerimônias do fogo). O uso de ponto feito de material adesivo não é benéfico, porém serve como adorno ou moda.