A cinza de qualquer objeto que foi queimado não é considerada sagrada. Bhasma (a cinza sagrada) é a cinza do homa (fogo da oferenda) em que uma madeira especial, ghee (manteiga clarificada) e outras ervas são ofertadas como adoração ao Senhor. Ou então, a Divindade é adorada colocando-se cinza como abhisheka, que é então distribuída como bhasma.
Bhasma é geralmente aplicado na testa. Algumas pessoas aplicam na parte superior dos braços, no peito, etc. Alguns ascetas passam por todo o corpo. Muitos consomem uma pequena porção cada vez que a recebem.
A palavra bhasma significa, “aquilo pelo qual os nossos pecados são destruídos e que nos faz lembrar do Senhor”. Bha vem de bhartsanam (destruir), e sma vem de smaranam (lembrar). O significado de bhasma, portanto, é a destruição da maldade e a lembrança do Divino. Bhasma é chamada de vibhuti (que significa “glória”) porque leva a glória à pessoa que a aplica e raksha (que significa uma fonte de proteção), porque protege quem a usa de doenças e do mal, purificando a pessoa.
Homa (oferendas para o fogo sagrado entoando cânticos ) significa a oferta ou a entrega do ego e dos desejos egocêntricos na chama do conhecimento, ou por uma causa nobre ou desinteressada. A cinza produzida significa a pureza da mente que resulta dessas ações.
Além disso, o fogo do conhecimento queima a oferenda e a madeira, significando a ignorância e a inércia, respectivamente. A cinza que aplicamos indica que devemos queimar a falsa identificação com o corpo e nos tornarmos livres das limitações do nascimento e morte. Isso não deve ser confundido como uma forma melancólica de nos lembrarmos da morte, mas como um poderoso indicador, nos remetendo ao fato de que o tempo e a maré não esperam por ninguém.
Bhasma é especialmente associada ao Senhor Shiva, que a aplica em todo o Seu corpo. Os devotos de Shiva aplicam bhasma como uma tripundra. Quando aplicada com um ponto vermelho no centro, a marca significa Shiva-Shakti (a união da energia e da matéria que cria todo o universo visível e invisível).
Bhasma tem valor medicinal e é usada em vários remédios ayurvédicos. Ela absorve o excesso de umidade do corpo e previne resfriados e dores de cabeça. Os Upanishads dizem que o famoso Mahāmrityunjaya Mantra deve ser entoado enquanto aplicamos a cinza na testa:
tryambakam yajaamahe
sugandhim pushtivardhanam
urvaa rukamiva bhandhanaan
mrytyor muksheeyamaa amrutaat
“Adoramos ao Senhor Shiva de três olhos que nos nutre e espalha a sua fragrância em nossas vidas. Que ele possa nos libertar das garras da tristeza, das mudanças e da morte – sem esforço, como a queda de um pepino maduro de seu caule.”