O Último Ensinamento de Jesus

Jesus disse aos seus discípulos:
“Sentem-se aqui enquanto vou orar”.
Levou consigo Pedro, Tiago e João…
Então, voltou aos seus discípulos
e os encontrou dormindo.
“Simão”, disse Ele a Pedro, “você está dormindo?
Não pôde vigiar nem por uma hora?
Vigiem e orem para que não caiam em tentação.
O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
Mais uma vez Ele se afastou e orou,
repetindo as mesmas palavras.
Quando voltou, de novo os encontrou dormindo,
porque seus olhos estavam pesados.
Eles não sabiam o que lhe dizer.
Voltando pela terceira vez, Ele lhes disse:
“Vocês ainda dormem e descansam?
Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem
está sendo entregue nas mãos dos pecadores.
Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!”.
– Marcos 14:32-33, 37-42; Mateus 26:36-37, 40-46

Essa passagem é o último ensinamento de Jesus a Seus amados discípulos antes de Sua prisão e crucificação. O relacionamento entre mestre e discípulo é divino. O mestre ama seus discípulos
mais do que a si próprio. As palavras do mestre são como sementes que germinam e crescem, e que por fim frutificam no coração dos discípulos. Na maioria das vezes, os discípulos são incapazes de seguir seu mestre em corpo, mente e espírito, e somente entendem o significado de suas palavras após ele os terem deixado, e após uma reflexão profunda sobre os seus ensinamentos.

Tempo é Deus

O tempo mede todas as coisas. O tempo julga tudo. O tempo é a coisa mais preciosa do mundo. Ninguém pode deter o tempo. O tempo flui sem esperar por ninguém. O tempo escorre muito rapidamente. O buscador da verdade deve aprender a usar cada instante do tempo. Tempo perdido é vida perdida, porque tempo é vida. Cada momento é útil. Aquele que honra o tempo é honrado pelo tempo. Tempo é Deus. As antigas escrituras afirmam:

shad doshah purusheneha
hatavya bhuti michhata
nidra tandra bhayam krodham
alasya dirgahasutrita

“A pessoa que deseja um rápido progresso espiritual deve estar extremamente atenta a estas seis coisas: sono, torpor, medo, ira, preguiça e procrastinação.”
– Manu Smruti

A Bhagavad Gita declara:

na chati svapnashilashya
jagrato naiva charjuna

“Aquele que dorme muito, ou mantém-se acordado por um longo período, não pode ser um iogue, um verdadeiro meditador.”
– Bhagavad Gita 6:16

Vigilância contínua é o preço da liberdade. A referência ao ato de “dormir” em si não diz respeito ao corpo, mas antes ao esquecimento da alma.

jagarane bhayam nasti

“Uma pessoa alerta está sempre livre do medo.”

O buscador que está permanentemente alerta e consciente da alma seguramente alcançará o objetivo da vida. Jesus disse: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação” (Marcos 14:38). Um aspirante espiritual cujos olhos estão abertos, que está constantemente alerta e consciente, não cairá numa vala. No caminho espiritual, há valas onde se escondem as tentações. Um só instante de fraqueza pode nos derrubar. A tentação é a arma de Satanás. A tentação pode facilmente ser superada, caso o buscador esteja vigilante. Jesus ensinou: “Vigiem e orem”, sugerindo que estejamos constantemente vigilantes na alma. As pessoas comuns estão despertas no mundo material, mas espiritualmente estão adormecidas. Não se esqueçam da alma interior. Esquecimento é morte; o estado de alerta é imortalidade.

Seja Forte de Corpo e Espírito

A vida espiritual exige vigor físico, mental e espiritual. Para que o buscador esteja consciente da alma, ele deve estar forte física e espiritualmente. Jesus alertou repetidamente Seus discípulos de que eles deveriam estar sempre alertas e orando sem cessar. Mas, para Sua decepção, eles dormiram, apesar das repetidas instruções e admoestações. Eles não perceberam que em apenas uma hora estariam separados de seu amado mestre e não estariam mais próximos fisicamente. Eles estavam cansados e seus olhos estavam pesados. Jesus disse: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41; Marcos 14:38).

Os discípulos deixaram para trás suas casas, o conforto físico e seus bens materiais para seguir Jesus − para avançarem no caminho espiritual e realizarem Deus. Mas, até mesmo os discípulos mais próximos, Pedro, Tiago e João, não conseguiam manter o ritmo estabelecido por Jesus. Eles não foram capazes de suportar uma tensão física e mental prolongada. A realização só é possível através de uma intensa determinação, devoção e dedicação. Os Upanishads afirmam:

nayamatma pravachanena labhyo
na medhaya na bahuna shrutena
yamevaia vrunute tena labhyah
tasyaisa atma vivrunute tanunsvam

“O Ser não pode ser realizado através do intelecto ou de discursos espirituais. Somente àquele cuja percepção de Deus está em cada ação, e cuja vida é completamente controlada e disciplinada, a este a Alma é revelada.”
Mundaka Upanishad 3:2:3

A Kriya Yoga promove o desenvolvimento harmonioso do corpo, mente, intelecto e alma. Os buscadores devem se esforçar para ser fortes em todos os aspectos. Sariram adyam khalu dharma sadhanam: “O corpo é o fator mais importante, porque, através de um corpo sadio, se tem uma prática melhor”. Boa saúde física, mente equilibrada, acuidade intelectual e desenvolvimento espiritual são ingredientes essenciais para o crescimento espiritual. Por meio
da prática da Kriya Yoga, o buscador espiritual desenvolve uma constante consciência espiritual, que é o verdadeiro estado de vigília. A Bíblia ensina: “Desperta, oh, tu que dormes, levanta-te
dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti.” (Efésios 5:14)

Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da
salvação.
– 1 Tessalonicences 5:6-8

As pessoas dormem à noite. Os pecadores amam a escuridão. Um buscador da Verdade, um verdadeiro seguidor de Cristo, está sempre na luz, sempre na verdade − em consciência espiritual. O praticante de Kriya Yoga oferece amor e gratidão a Deus em cada respiração. O verdadeiro buscador permanece no crânio − o capacete da salvação. “Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima…” (Romanos 13:11).

Aquele que dorme (se esquece da alma) não pode alcançar a libertação (salvação). Os mortos espiritualmente estão dormindo; não estão despertos para a presença da alma.

Extraído do livro: A Torá, a Bíblia e a Kriya Yoga, de Paramahamsa Prajnanananda

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja