O Processo da Criação

Deus é único, absoluto e sem dualidade; é onipresente, onipotente e onisciente.

Deus, o Ser supremo, primeiro criou o desejo: “Eu me tornarei muitos”. “Eu me manifestarei sob múltiplas formas.” Então, Ele contemplou e deu início à Sua criação. A partir d’Ele, teve origem o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. Ele fez a escuridão e a luz; a noite e o dia. Ele criou a vida sobre a Terra: plantas, insetos e vermes foram gerados por meio do calor e da umidade. Pássaros, peixes e répteis nasceram de ovos. Por último, os animais vivíparos (mamíferos). Isso é descrito no Taittiriya Upanishad (3:6:1) e no primeiro livro da Torá.

O processo de criação e procriação é chamado gênesis, a origem. No começo, Deus criou tudo, mas Ele não estava satisfeito. Sua criação estava incompleta. Ele queria criar os seres humanos à Sua própria imagem. Então, Deus criou do pó o primeiro ser humano. O pó representa o elemento mais grosseiro, a terra, que contém todos os outros cinco elementos – terra, água, fogo, ar e éter (vácuo, espaço). Todo corpo humano é constituído por estes cinco elementos densos. As qualidades particulares dos cinco elementos densos se encontram no interior da coluna vertebral:

Então, o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Gênesis 2:7

Deus soprou Sua respiração na criação. Respiração é vida. A respiração de cada ser humano é a respiração de Deus. Sem Deus, não há respiração. Sem respiração, não há vida. Embora as pessoas afirmem que a vida não pode ser bem definida, vida e respiração estão correlacionadas e causalmente conectadas. A respiração da vida acontece pela vontade de Deus. A respiração é o símbolo da vida. A respiração regula todas as atividades humanas.

As escrituras yogis declaram:

ayur vayuh valam vayuh vayuh dhata saririnah
vayuh sarvam idam vishvam prabhu vayuh prakirtitah

“Respiração é vida. Respiração é longevidade e força. A respiração sustenta todo ser vivo. O ar (respiração) está presente tanto no interior quanto no exterior do corpo. A respiração pode ser diretamente percebida como a presença de Deus.”

A Torá proclama a bênção de Deus aos seres humanos:

Sejam férteis e multipliquem-se; encham e subjuguem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra.

Gênesis 1:28

O mistério é parte da criação divina. Toda a criação é um jogo dos cinco elementos. O universo inteiro é um macrocosmo e cada ser humano um microcosmo. Terra, água, fogo, ar e vácuo (céu, espaço) encontram-se no interior de cada pessoa. Deus abençoou os seres humanos com um intelecto discriminativo, para que possam governar com sabedoria e trazer ordem e harmonia para o universo interior e exterior. “Dominar sobre tudo” significa que todos devem ter completo controle sobre as inclinações que residem nos centros (chakras) e sobre as ações decorrentes dessas tendências. Deus abençoou os seres humanos com a habilidade divina de controlar e regular o ambiente que os cerca. Uma antiga escritura yogi afirma:

brahmananda lakshanam sarvam
deha madhye vyavasthitam
sakarascha vinashyati
nirakaram na nashyati

“Todas as qualidades do universo encontram-se no corpo humano. Com o decorrer do tempo, a forma do corpo denso (ham) é destruída, mas o corpo sem forma (sa) é imperecível. Cada ser humano é uma miniatura do universo.”

Jnana Sankalini Tantra 29

Tendo criado o universo inteiro, Deus o permeou com Sua divina presença. Deus é onipresente. Ele é o Espírito supremo, a essência de tudo, a eterna substância de tudo. Uma vez que Deus está em toda parte, todo lugar e todo tempo O contém. Deus está atrás, na frente, à esquerda, à direita, acima, abaixo, ao lado, dentro e fora. O Senhor diz:

“O céu é o meu trono, e a Terra, o estrado dos meus pés.
Que espécie de casa vocês me edificarão?
É este o meu lugar de descanso?
Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir?”

Isaías 66:1-2; Atos 7:49-50

Está escrito nos Upanishads:

Assim como a aranha tece a sua teia com sua saliva, vive e atua sobre ela e, por fim, a engole, similarmente Deus, o Senhor, cria o universo inteiro por ação do Seu pensamento. Ele se manifesta e, depois, faz retroceder o universo inteiro para dentro de Si. Deus é a causa material e instrumental da criação; é a conservação e a dissolução de todo o universo.

Mundaka Upanishad 1:1:7

Em cada ser humano, os cinco elementos permanecem em sua forma sutil nos cinco chakras inferiores. Na coluna vertebral, do pescoço até o cérebro, o éter (céu) é a substância mais sutil. O cérebro é a parte principal do corpo humano, é o céu no universo do corpo. Jesus disse: “O Reino de Deus está dentro de vós”. O cérebro é o trono de Deus e o céu interior, e os Seus pés descansam na base da coluna, onde se localiza o elemento terra. Cada ser humano é permeado pela presença de Deus.

Assim como uma criança é a imagem vívida de seus pais, transportando suas incontáveis qualidades genéticas, cada ser humano é a imagem de Deus. A forma corporal visível (ham) esconde uma forma invisível, uma contraparte imperecível, chamada de alma (sa). A alma e o corpo juntos constituem hamsa.

Os Upanishads afirmam:

eko devah sarva bhuteshu gudhas
sarvavyapi sarva bhutantaratma
karmadhyakshas sarvabhutadhivasas
sakshi cheta kevalo nirgunascha

“Um único Deus que se esconde em todos os seres, a tudo penetrando, o Ser interior de todos os seres, o ordenador de todas as ações, Aquele que habita em todos os seres, a testemunha, o conhecedor, o único desprovido de predicados.”

Shvetashvatara Upanishad 6:11

Deus está presente em todos os seres vivos, mas não somente neles. Sua presença encontra-se por toda parte. A beleza de Deus, porém, se manifesta mais nos seres vivos. Ele é a alma, ou atma, em tudo. Ele permite que cada um de nós desempenhe suas tarefas, e por meio dessas atividades é possível perceber a divindade. O corpo visível é perecível, mas a alma sem forma e invisível é imperecível. O corpo nasce e morre, mas, dentro dessa estrutura corporal efêmera, existe a alma, perpétua e eterna.

Deus abençoou o homem para que sobre tudo tenha domínio: peixes, pássaros e sobre todos os animais que se movem pela terra.

Gênesis 1:28

O homem reina supremo na criação de Deus. Todas as criações inferiores, a exemplo dos animais, nascem como tais e morrerão do mesmo modo que nasceram. Somente o ser humano pode evoluir a ponto de julgar o bem e o mal. Essa evolução do instinto animal para a racionalidade não para por aí. Por meio da própria hereditariedade, do meio ambiente e da cultura, os seres humanos têm o poder de se elevar até que possam perceber sua própria divindade, num estado de completa realização da sua unidade com Deus. Em linguagem yogi, isso se chama nirvikalpa samadhi – o estado sem pulsação e sem respiração. Essa é a completa manifestação da divindade no ser humano. Dessa maneira, o homem “domina” a criação.

O outro aspecto da bênção de Deus é que, pelo esforço próprio, todos os seres humanos são capazes de desenvolver a habilidade de controlar e regular suas vidas. De modo geral, a mente tende a ser extrovertida (mergulhada no mundo), e todas as atividades humanas manifestam-se por intermédio dos cinco centros, localizados na coluna vertebral, que regulam os interesses materiais, sexuais, físicos, emocionais e intelectuais (simbolizados pela presença dos elementos terra, água, fogo, ar e éter). Quando Deus instruiu o homem a subjugar a terra, os peixes do mar, as aves do céu e toda criatura viva que se move sobre a terra, o fez simbolicamente, numa referência alegórica ao domínio sobre a natureza (animal) do seu corpo.

Vivendo em consciência divina e de maneira equilibrada, os seres humanos podem controlar suas tendências armazenadas nos cinco centros inferiores da coluna. O centro da base, ou da terra, representa a prosperidade e as atividades materiais. O segundo centro regula os prazeres sexuais e a procriação e é representado pela água. O terceiro centro, no umbigo, é o da digestão, onde se manifesta o fogo ou a energia solar. O quarto centro é o do coração, da atividade emocional. O quinto centro, da garganta, é o da respiração ou do ar. As qualidades animais e divinas coexistem no ser humano e, por essa razão, Deus deseja que as pessoas dominem
sobre todas as coisas.

Somente o ser humano, através do próprio esforço, pode realizar o Ser divino que se encontra interiormente. Todo ser humano possui as faculdades necessárias: corpo, mente e intelecto, todos eles ativados pela alma. Pela graça das almas que já estão libertas, outras pessoas alcançam a realização.

O corpo é o templo onde a alma habita. Os seres humanos podem perceber a alma não somente pela fé, mas também pela meditação. A Bíblia ensina:

Assim como o corpo sem o espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

Tiago 2:26

A criação é um jogo cósmico divino; no entanto a humanidade é tão envolvida pelo mundo material, no drama cósmico da ilusão, que se esquece de seu relacionamento com Deus. Esse esquecimento traz miséria e infelicidade e é a causa de todos os problemas da vida. Porém, é possível superar esse engano, ilusão e erro através da oração sincera e da meditação.

Shri Lahiri Mahasaya, um grande chefe de família e yogi indiano do século XIX, dizia: “Através da prática da Kriya Yoga é possível solucionar todos os problemas da existência humana”.

Extraído do livro: A Torá, a Bíblia e a Kriya Yoga, de Paramahamsa Prajnanananda

2 comentários

  1. O ser humano do planeta terra foi criação direta Divina ou essa criação foi terceirizada?
    O ser humano colocado como sendo supremo as demais criações divinas é correto?

  2. Gratidão por esse lindo texto e seus ensinamentos.

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja