O Legado Espiritual da Índia

A evolução dos conceitos espirituais tem sido muito lenta. Mesmo agora, há pessoas que adoram almas que partiram como seus deuses e guias. De certa forma, podemos dizer que esse conceito tem sido a base do progresso espiritual. A ideia da dualidade vem desse conceito de que o homem é separado de Deus, o criador. Essa ideia persiste em quase todas as religiões. O hinduísmo declara que todas as pessoas são deuses vivos, que tudo é Deus, e nada existe além de Deus. Algumas religiões pregam o dualismo e o panteísmo. Ensinam que Deus é um ser separado, sentado em algum lugar no céu e governando o universo como um ditador. Ainda assim, definem Deus como todo-penetrante e onipresente. Se Deus existe, Ele existe igualmente em todos os seres. É mais fácil procurar Deus dentro de si mesmo do que em outros lugares. Mesmo assim, algumas religiões pregam que os seres humanos são separados de Deus, tendo almas individuais.
Isso só realça a confusão dos lógicos.

O ser interno de uma pessoa – a alma – e Deus são um. Caso contrário, não poderíamos nos tornar divinos. Seres humanos são Deus, mas nós precisamos aprender a manifestar a nossa divindade. É a covardia espiritual que nos impede de aceitar esse fato, e nos refugia no pensamento confortável de que somos apenas pessoas comuns e, como tais, estamos condenadas a uma vida de pecado.

O hinduísmo não somente afirma vigorosamente essa verdade espiritual como também oferece vários métodos para realizá-la. Isso fez da Índia, desde tempos imemoriais, uma terra de guias espirituais com uma civilização antiga e altamente desenvolvida. A Índia avançou em todos os campos. A degeneração da Índia começou quando ela abandonou o espiritualismo em troca do materialismo e esqueceu sua nobre herança e cultura. Como consequência natural, o hinduísmo também se degenerou em dogmatismo, fanatismo e rituais. Mas existem no presente correntes ocultas na Índia e, quando vierem à tona, a Índia, uma vez mais, irá encontrar seu lugar de direito no mundo. Esse dia não está longe.

As verdades espirituais propostas pelo hinduísmo não são produtos de especulação, mas o resultado de séculos de investigação paciente. A data de origem do hinduísmo não pode ser fixada. O Supremo não pode ser descoberto em poucos milhares de anos. o hinduísmo descobriu o Supremo e o cultua por meio de símbolos. Por isso, não há idolatria no hinduísmo. Um ídolo em particular apenas representa um aspecto particular do Divino. O ídolo pode ser destruído, mas o ideal não. Esses ideais combinam-se aos múltiplos aspectos da Verdade Suprema, que somente pode ser realizada por meio da prática espiritual. O empenho na autorrealização é a tradição e especialidade da Índia. Desde tempos imemoriais, a Índia tem se especializado no cultivo da alma. É a terra da peregrinação para todos aqueles que buscam o cultivo da alma e a autorrealização por meio da yoga. Somente pela prática da yoga alguém pode alcançar paz, felicidade, bem-aventurança e autorrealização. As ciências físicas falharam em promover a felicidade. o progresso material deixou um sentimento de vazio e falta de propósito. Isso é evidente em todos os lugares. O avanço do materialismo corroeu na cultura e desferiu um golpe duro nos valores morais e sociais. Somente pelo afastamento completo do mundo externo e pela exploração do mundo interno, pode o homem estar em paz consigo mesmo e alcançar a bem-aventurança. A yoga mostra o caminho.

A palavra “yoga” provoca muita confusão em pessoas não familiarizadas com ela. Essa confusão é ainda maior quando vão a um iogue de estilo próprio que alega ensinar “a verdadeira yoga”. As pessoas ficam confusas e, por fim, se sentem desgostosas com a ciência da yoga, quando veem os
autodenominados iogues fazendo performances de exercícios físicos. Suas naturais tendências espirituais fazem-nas ficar revoltadas com isso. Esses iogues não só estão causando um prejuízo para a yoga, mas também desencaminhando um grande número de pessoas. A palavra “yoga” significa “união” e denota a união de uma pessoa com Deus. Essa união está sempre presente e precisa, simplesmente, ser percebida. A Gita (2:48) diz: “Equanimidade é yoga”, e estados mais profundos de perfeita rejeição de todos os desejos pessoais e ódios também são yoga. Desapego é yoga. Esse desapego não pode ser alcançado por argumentos ou convicção intelectual, mas somente por uma técnica como a Kriya Yoga. Uma vez que o perfeito desapego é alcançado, a pessoa adquire conhecimento de coisas que estão escondidas.

A Kriya Yoga é a panaceia para todos os males da humanidade – físicos, mentais e espirituais. É a resposta para todos os sofrimentos e eleva ao desenvolvimento completo e à paz. Pode transformar uma pessoa e guiá-la em seu objetivo. Pode transformar sociedades e nações, introduzindo uma era de paz, prosperidade e felicidade no mundo.

Extraído do livro: Kriya Yoga, de Paramahamsa Hariharananda

Um comentário

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja