O Filho do Homem

Deus ama a Sua criação, mas os filhos de Deus se esqueceram da sua própria identidade. Desconhecendo sua verdadeira natureza, eles se envolvem em engano, ilusão e erro. O esquecimento da alma leva à miséria e à falta de realização. Deus, com seu amor infinito, continua a enviar mensageiros, profetas e mestres divinos para ensinarem Seus filhos a levar uma vida divina.

O Novo Testamento, especialmente os quatro Evangelhos, descrevem a vida divina e os ensinamentos de Jesus, o Cristo. Sua vinda miraculosa a este mundo é a graça divina sendo derramada para a libertação do sofrimento. Os Evangelhos de Mateus e Lucas descrevem o nascimento do Messias e falam sobre os seus amorosos pais, Maria e José. Mãe Maria é amada e adorada como a Virgem Mãe. Maria e José estavam comprometidos a se casar, mas, antes da consumação do matrimônio, ela concebeu Jesus por obra do Espírito Santo.

José em hebraico quer dizer “ele acrescentará” e Maria significa “amargura”. José é uma pessoa virtuosa, com elevados valores morais que acrescentam boas qualidades à vida. Maria digere a amargura da vida para oferecer amor e compaixão às outras pessoas. O conceito de virgindade é o de pureza de pensamento e de coração, um estado de meditação em que se está livre de toda inquietação. Um coração e uma mente puros manifestam a divindade.

De início, José ficou triste ao saber da gravidez de Maria, mas um anjo de Deus explicou-lhe que Maria era pura e divina. O anjo Gabriel disse a José: “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Jesus viria a ser o filho amado de Deus:

Completando-se os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, o qual lhe tinha sido dado pelo anjo antes de ele nascer.

Lucas 2:21

Jesus foi chamado de Rabi, Mestre, Profeta, o Filho do Homem, o Filho de Deus, o Messias, o Salvador e o Cristo. Ele é mais do que uma personalidade histórica. Observar a Sua vida e Seus ensinamentos a partir de uma perspectiva histórica não nos dá uma compreensão real de sua missão e mensagem. Jesus é um símbolo divino; salva as pessoas do pecado; é símbolo da vida
eterna. A eternidade é a natureza da divindade.

[…] mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente.

Hebreus 7:24

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre.

Hebreus 13:8

Jesus é a alma interior. Jesus representa a vida eterna. Em termos yogis, o sexto chakra é o centro da consciência da alma, da consciência crística. O sétimo chakra, a fontanela, é a morada
de Deus, o Pai. Jesus ensinou:

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.

João 14:6-7

As palavras de Jesus são particularmente claras e significativas para quem pratica meditação. Durante a meditação, o buscador espiritual deve elevar a sua concentração através da coluna vertebral, partindo do centro do cóccix até a medula oblonga − à pituitária, a glândula pineal −, o lugar da alma, o Cristo. Nesse momento, a concentração deve dirigir-se até a fontanela, ao Pai: “Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. Alcançando o estado de consciência da alma (consciência crística) na região central do cérebro, o devoto gradualmente se liberta do pecado, percebendo pureza, verdade e eternidade.

Aquele que realmente ama o Cristo se esforça para alcançar um estado de pureza, objetivando estabelecer-se na verdade. A consciência crística pode resgatar qualquer um dos hábitos negativos causados pela excessiva consciência do corpo. Portanto, Jesus salva “Seu povo,” aqueles que O amam em cada respiração, em cada momento, enquanto executam qualquer atividade.

Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da Terra.

Apocalipse 1:5

Jesus está presente em todo templo do corpo:

[…] pois somos santuário do Deus vivo.

2 Coríntios 6:16

Jesus é a alma no templo que Deus criou, o corpo humano. Jesus está presente em cada ser vivo, todo o tempo, dia e noite. A alma, em cada respiração, nos mantém vivos. A alma é a única testemunha. Uma testemunha é alguém que observa sem nenhum envolvimento ou apego. Toda pessoa passa por três estágios de existência: vigília, sonho e sono profundo. A alma está sempre presente em todos esses estados. Enquanto você dorme ou sonha, a alma mantém a respiração. A alma é a testemunha silenciosa em todos os momentos da vida humana, em todas as atividades.

Geralmente, as pessoas pensam que Deus está muito longe e por isso se entregam a ações errôneas e pecaminosas. Mas Jesus está dentro de nós o tempo todo. Para todos nós virão as consequências de nossas ações. Isso não pode ser evitado; portanto, esteja consciente em cada ação, tenha fé e seja sincero. Jesus é testemunha de todos os nossos atos. Os Upanishads declaram: sakshi cheta kevalo nirgunashcha: “Ele é a testemunha, a consciência, sozinho e destituído de forma” (Shvetashvatara Upanishad 6:11).

Semelhantemente, a Bíblia assevera: “Tu percebes os meus pensamentos” (Salmos 139:2).

Deus é testemunha de nossos pensamentos, palavras e ações. As pessoas se esquecem da presença de Deus e cometem erros. Quando os buscadores espirituais estão verdadeiramente conscientes de que Deus está em seu interior, observando cada ação, então, naturalmente, eles estarão livres de erros. A ignorância é a causa de todos os erros e misérias da vida.

[…] Jesus Cristo, que é […] o primogênito dentre os mortos.

Apocalipse 1:5

Jesus é imortal. Jesus é eterno. Jesus está além do tempo. Se você vive em Jesus, na alma, você desfrutará da imortalidade.

Extraído do livro: A Torá, a Bíblia e a Kriya Yoga, de Paramahamsa Prajnanananda

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja