Almas amorosas e divinas,

Que as bênçãos mais seletas de Deus e dos mestres estejam sobre todos . Quero aproveitar esta oportunidade para orar por vocês e enviar os meus melhores votos na ocasião do Shri Guru Purnima, que é celebrado nesta segunda-feira, dia 3 de julho.

No Yoga Sutra (Samadhi Pada, 26), o sábio Patanjali explicou que Deus é o verdadeiro guru. O Senhor transcende todas as épocas. Há muito tempo atrás, quando foi necessário um guru na forma humana, o Sábio Vyasa nasceu.

O Guru Purnima é a celebração do aniversário do Sábio Vyasa, que encarnou nesta terra há mais de cinco mil anos. Ele mudou a civilização humana com sua vida única de sadhana e serviço: editou os Vedas, escreveu inúmeras escrituras, orientou pessoas necessitadas e treinou muitos discípulos, inclusive seu filho Shri Shukadeva.

Desde então ele tem sido reverenciado como a imagem de todos os gurus em forma humana. Assim, seu aniversário é celebrado como o Guru Purnima, quando são homenageados todos os gurus, que são os verdadeiros guias da humanidade.

Neste ano, o Guru Purnima cai numa segunda-feira. A segunda-feira é o dia da lua, aceito por muitas culturas e línguas. A lua também está associada à mente. A mente é normalmente confusa, extrovertida, inquieta e muitas vezes turbulenta. Por isso, ela deve ser treinada, educada, cultivada e iluminada. A lua cheia simboliza esse estado iluminado.

Mas como podemos educar nossas mentes?

Assim como aprendemos a escrever e a soletrar o alfabeto desde crianças através de uma prática repetida, da mesma forma, devemos praticar valores de maneira diligente diariamente. Shri Gurudev disse: “a prática leva à perfeição”. Todos aqueles que se destacaram em qualquer área da vida ou profissão tiveram que se dedicar com afinco em algum momento.

Que nós possamos, neste dia especial, analisar o quão sinceros e regulares temos sido em nossas práticas espirituais nos últimos dias, e de que forma poderemos progredir de maneira contínua através do que nos foi ensinado pelos Gurus. Shri Gurudev disse: “Tudo depende do seu desejo. Se o desejo for grande e intenso, certamente o sucesso chegará em suas mãos.”

Que tomemos, neste dia especial, uma resolução sobre as nossas práticas espirituais e que possamos cumpri-la rigorosamente.

Estou orando para que Deus e os Gurus abençoem todos vocês e toda a criação, e também para que sejam regulares e sinceros em seu sadhana (prática espiritual).

Eu me curvo a todos vocês e a toda a criação como a presença viva de Deus e dos Gurus.

Com amor,
Prajnanananda

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja