Diferentes Tipos de Yoga

A palavra yoga é derivada da raiz sânscrita yuj, que significa “juntar”. A ciência da Kriya Yoga ensina o método de fundir a vontade individual com a vontade cósmica através do controle
da mente e suas modificações para se alcançar a liberação. No plano físico, yoga proporciona boa saúde e eficiência física e, no plano mental, concentração, equilíbrio mental e paz. No plano
espiritual, garante a libertação da corrente de nascimento e morte, oferecendo bem-aventurança eterna, imortalidade, perfeição e paz duradoura. O objetivo da yoga não é apenas a libertação individual, mas a transformação da raça humana. Sua meta é infundir a natureza divina na vida física, mental e espiritual da humanidade. A yoga tem vários ramos: Raja Yoga, Hatha Yoga, Mantra Yoga, Laya Yoga, Dhyana Yoga e muitos outros. Kriya Yoga é a essência de todas as yogas.

Hatha Yoga é preliminar à Raja Yoga e trata do controle do corpo através de pranayamas, asanas, bandhas e mudras. Hatha é composta por duas sílabas: ha e tha, que significam “união com o sol e a lua” ou os prana e aprana vayus. Hatha Yoga é inseparável de Raja Yoga, que trata do controle da mente. Muitos yogis começam o sadhana em diferentes planos: o hatha yogi no físico, o raja yogi no mental e o jñana yogi no intelectual.

O sistema de Hatha Yoga inclui um grande número de exercícios físicos que visam preparar o corpo para a meditação. Através desses exercícios, nosso corpo é sintonizado para absorver uma quantidade maior de energia cósmica. A Kriya Yoga incorpora a técnica mais eficaz de Hatha Yoga, conhecida como mahamudra. Essa técnica disciplina o corpo e ajuda a despertar a energia espiritual inexplorada, unindo a alma ao Espírito. A Kriya Yoga aceita somente a essência da Hatha Yoga e evita todos os exercícios que são exclusivamente físicos.

Subindo a um plano mais elevado, chegamos à Raja Yoga, que visa à purificação e ao controle da mente, e a acalmar todas as ondas de pensamento ou modificações mentais, deixando a mente em condições adequadas para a concentração e meditação. A ciência da Raja Yoga, como formulada por Patañjali, é também conhecida como Ashtanga Yoga ou a yoga das oito ramificações. Os oito estágios são: yama (autocontrole), niyama (observância religiosa), asana (posturas físicas), pranayama (controle da respiração), pratyahara (controle dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação), samadhi (estado de sabedoria).

Yama está relacionada à moralidade e constitui-se de não violência, veracidade, não cobiça e controle de pensamentos, palavras e ações. Niyama compreende: pureza (interna e externa), contentamento, austeridade, estudo das escrituras e entrega a Deus. A observância de yama e niyama irá conferir paz mental e desapego, bem como compaixão por todas as criaturas.
Completando-se todos os estágios com sucesso, chega-se ao nirvikalpa samadhi, o qual, se praticado constantemente, conduz à libertação.

Raja Yoga tem sido chamada de “a estrada real”. Essa técnica é a melhor e mais inclusiva. A técnica principal dessa ciência é pranayama, o controle total da força cósmica. Kriya Yoga adota essa técnica, uma vez que é a mais fácil e a mais científica. A Kriya Yoga utiliza a essência da Raja Yoga e evita todos os métodos longos.

O caminho das oito ramificações formulado pelo sábio Patañjali é o método que os yogis podem seguir, baseando suas aquisições espirituais na pedra fundamental dos yama e niyama. Muitos religiosos se satisfazem em simplesmente seguir essas regras, pensando que essa é toda a espiritualidade. Mas a prática de yama e niyama somente fornece um bem-estar íntimo e algum
bom karma; não conduz à libertação. Somente quando nirvikalpa samadhi é atingido, a meta é alcançada, e o yogi pode abandonar o processo de yama-niyama. Alcançando-se a meta, o caminho torna-se supérfluo.

Após yama e niyama, a pessoa deve dominar os asanas ou postura física correta. Pelo domínio dos asanas vai-se além da consciência física e penetra-se na mente. A pessoa deixa de se identificar com a moldura mortal e evolui para mais alto. Postura correta significa um corpo livre de agitação, e a coluna ereta permite que a consciência flua dos centros inferiores para os
superiores e finalmente vá para o cérebro.

Autocontrole, calma mental e física são alcançados pela prática de yama, niyama e asana. O buscador pode sentar-se em uma postura por horas. Pelo pranayama, ele é capaz de controlar os batimentos do coração e a pulsação, assim como a força vital e a mente. Pelo pratyahara, ele afasta a mente do mundo físico e dos órgãos dos sentidos. Esse é o início da verdadeira prática de Kriya Yoga. A prática de dharana o capacita a concentrar a mente retraída em um ponto. Em dhyana, essa concentração torna-se ininterrupta, e intuitivamente se adquire um conceito de Deus. Por fim, a completa união com Deus é alcançada no samadhi.

Nos tempos antigos, os santos da Índia praticavam a Ashtanga Yoga e, pelo domínio das oito etapas, libertavam-se da ilusão e do erro; e, por isso, realizavam a Verdade. Realizavam a verdade proposta na Gita (2:48): “Yoga é equilíbrio da mente”. Essa yoga era uma técnica de realização da alma; sua prática levava à bem-aventurança. Assim como, ao se adicionar limão ao leite, a essência do leite é separada e sobe à superfície, similarmente a prática dessa técnica capacita alguém a transcender o mundo, enquanto vive nele, e alcançar a unidade com Deus.

A essência das técnicas de yoga foi ressuscitada e difundida por todos os países com o nome de Kriya Yoga. Kriya Yoga é uma forma desenvolvida da técnica descrita por Patañjali no seu tratado sobre yoga. É baseada em fisiologia, psicologia, astrologia, filosofia e na experiência direta dos mestres realizados.

Extraído do livro: Kriya Yoga, de Paramahamsa Hariharananda

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