9 de maio de 2021

Almas amorosas e divinas,

Que as mais seletas bênçãos de Deus e dos mestres estejam sobre todos. Aproveito para orar por vocês e para enviar os meus melhores votos por ocasião do Dia das Mães, celebrado em 9 de maio de 2021.

A criação precisa de uma mãe. A natureza é chamada de “Mãe Natureza”. A terra é chamada de “Mãe Terra”. Os rios também são chamados de “mãe”. A mãe é um símbolo tanto quanto uma realidade, e a mãe nada mais é que a presença do divino na humanidade. Não há nada sem mãe.

Existem muitas palavras em sânscrito para “mãe”, e a palavra mais comum é “ma” ou “mata”. A palavra “ma” é um verbo e um substantivo. Como verbo, “ma” significa “medir”, “manter”, “elevar”, “repartir”, “mostrar”, “revelar” e “soar”. A partir desses significados, podemos compreender facilmente o papel da mãe. Uma mãe nos manteve em seu ventre e cuidou de nós, fazendo-nos parte integrante dela. Após o nascimento, embora parecêssemos separados dela, seu amor e cuidado nos uniram e, inicialmente, crescemos com seu leite. Ela trouxe a linguagem em nossas bocas, por isso, chamamos nossa primeira língua de “língua materna”.

Se examinarmos a natureza, começando com pássaros, animais e seres humanos, podemos ver o papel único e incomparável da mãe. A criança se sente confortável e confiante com sua mãe. A mãe é uma fortaleza natural. Uma criança dorme pacificamente em seu colo ou em seus braços.

Como substantivo em sânscrito, a palavra “ma” denota muitos significados como “mãe”, “a deusa da prosperidade”, “beleza”, “conhecimento” e “negação” como “não”. Se olharmos para nossas vidas e nossa beleza, veremos que são herdadas de nossos pais. Uma mãe é sempre uma inspiração natural. Por ter uma ligação íntima com a mãe desde a concepção, a criança é motivada a estudar e a se esforçar para ser bem-sucedida. A deusa da prosperidade, Mãe Lakshmi, também é ma. A mãe é uma boa professora. Assim como a palavra “ma” expressa uma negativa, a mãe também muitas vezes diz “não” para disciplinar o filho.

A mãe é uma boa amiga o tempo todo.

É tão bom que estejamos celebrando o Dia das Mães, não com formalidade, mas com a compreensão correta da grandeza de uma mãe. Os Vedas declaram, matru devo bhava, pitru devo bhave, acharya devo bhava, atithi devo bhava: “ame uma mãe como ao divino. Ame um pai como ao divino. Ame um professor (acharya) como ao divino. Ame um convidado como ao divino.”

Nesse mantra, a mãe é mencionada primeiro, o que mostra sua prioridade e importância. Este é o momento de amar e servir a mãe. Na cultura védica, todas as mulheres são respeitadas como a manifestação da Mãe Divina. Vamos respeitá-las e trazer uma nova luz para a civilização humana.

Com isso, nossa responsabilidade não acabou. Devemos dedicar nosso tempo, talento e tesouro para servir a Mãe Natureza de todas as maneiras possíveis.

Neste Dia das Mães, ofereço meu amor, minha devoção e reverência a todas as mães na criação em todos os nomes e formas. Busco suas bênçãos não só para mim, mas também para toda a criação. Eu me curvo a todos vocês.

Com amor,

Prajnanananda