De Adão a Enoque e Noé

De acordo com a Bíblia, a espécie humana descende de Adão e Eva. Deus disse-lhes para viverem no Jardim do Éden e cuidarem bem dele. Ele ordenou: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer certamente você morrerá” (Gênesis 2:16-17).

Aparentemente, Adão e Eva são um casal, mas o significado da palavra Adão é “homem” e o de Eva é “vivente”. Juntos, representam o ser vivo. Eles foram instruídos a viver no paraíso e a administrá-lo. O paraíso está no interior de cada um. Devemos viver vidas divinas e manter a divindade interior através do autoesforço. A árvore do conhecimento não é a árvore da sabedoria absoluta; é a árvore da dualidade, do conhecimento do bem e do mal. Viver no paraíso significa estar livre da dualidade, viver no estado de unidade. A tentação da serpente levou Adão e Eva à queda porque, ao comerem do fruto, passaram a estar conscientes do corpo, num estado de dualidade, percebendo o bem e o mal, em vez de perceberem Deus em tudo.

A serpente simboliza o desejo e a tentação que causam a queda. Estar consciente do corpo e viver uma vida de desejos é perder o paraíso. Através do esforço pessoal, você poderá recuperar a divindade perdida, o paraíso. A luta humana pela sobrevivência e pelo regresso à divindade é a história da Bíblia.

Enoque foi um descendente direto de Adão.

Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos.

Gênesis 5:22

Enoque estava sempre consciente de Deus e percebia-O em cada respiração. Ele caminhava com Deus numa mística e inabalável comunhão divina. Ele percebia que era a imagem de Deus e que o poder de Deus respirava através dele. Em cada respiração, ele percebia o amor de Deus. Em cada passo, ele observava o Deus sem forma em seu interior e por toda parte.

Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.

Gênesis 5:24

Nessa passagem, a contradição é evidente: “Enoque andou com Deus 300 anos”; e então, poucas linhas depois: “E já não foi encontrado”. O verdadeiro significado dessa última expressão é que Enoque, na figura do egocêntrico “eu”, deixou de existir. A partir do momento em que Enoque passou a caminhar com Deus, percebendo-O a todo instante, seu limitado ego humano morreu; Enoque mergulhou no oceano da consciência cósmica e do amor. Essa união divina é representada simbolicamente pela expressão “andando com Deus”. Depois da realização divina, Enoque viveu por longo tempo.

Noé foi bisneto de Enoque. O nome Noé quer dizer “conforto”. Comumente, as pessoas pensam em conforto material, mas o verdadeiro conforto advém da vida espiritual. Quando uma pessoa é dominada pelos órgãos dos sentidos, a vida não é confortável. Desfrutar exageradamente dos prazeres dos sentidos tende a provocar desconforto e doenças. Mas, ao levarmos uma vida espiritual, de disciplina e amor, desfrutamos de um conforto sobrenatural.

Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.

Gênesis 6:9

Neste versículo, as verdadeiras qualidades de uma pessoa espiritual são descritas sob três aspectos:

  • “Justo”: homem de padrão moral elevado;
  • “Íntegro”: constante pureza em amor divino;
  • “Andava com Deus”: constante consciência divina em cada momento da vida.

Noé tornou-se um instrumento de Deus na criação e procriação. Todo buscador espiritual deve cultivar as qualidades divinas de Noé para alcançar o verdadeiro conforto da consciência divina. Nesse estágio de desenvolvimento espiritual, o amor de Deus brilhará interiormente.

Existia um pacto entre Noé e Deus. Pacto quer dizer “acordo”. Na vida humana, há um pacto entre o corpo e a alma. O poder de Deus, a alma, está respirando para manter o corpo vivo dia e noite, sem interrupção. Mas as pessoas comuns, ocupadas com a vida material, se esquecem da Alma. Essa é a razão pela qual estão sempre desconfortavelmente agitadas. Noé seguiu o caminho divino e viveu em bem-aventurança. Noé cumpriu a sua parte do pacto ao recordar-se da alma em cada respiração.

As vidas de Enoque e Noé são exemplares. Ambas as personagens bíblicas estavam imersas em consciência divina, paz, alegria e felicidade. Enoque e Noé viveram uma vida de yoga (união com Deus), meditação e realização divina. Estar constantemente consciente da presença de Deus, fazendo todas as coisas com amor por Deus e permanecendo sem apego ao ego e às emoções é o estado que o yogi experimenta pela prática regular da oração e da meditação. A oração purifica a vida. A yoga harmoniza não apenas o corpo, mas também a mente e, por fim, leva à realização.

Todo ser humano pode alcançar a realização divina no transcorrer desta vida, praticando uma sólida técnica de meditação como a Kriya Yoga, que é um método científico que conduz ao desenvolvimento harmônico do corpo, da mente e do intelecto. É livre de interpretação dogmática e permite ao praticante sincero encontrar a verdade e a unidade de todas as religiões.

Extraído do livro: A Torá, a Bíblia e a Kriya Yoga, de Paramahamsa Prajnanananda

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja