27 de maio de 2021

Almas amorosas e divinas,

Que as bênçãos mais seletas de Deus e dos mestres estejam sobre todos vocês. Aproveito esta oportunidade para orar por vocês e enviar meus melhores votos nesta ocasião do aniversário de Shri Gurudev, que acontece no dia 27 de maio.

Shri Gurudev nasceu na noite de domingo, e também na madrugada de segunda-feira. Pela tradição védica, ainda era domingo, já que o sol ainda não havia nascido. Era um dia de lua cheia, e também o aniversário de Buda.

Neste ano, a lua cheia acontece no dia 26 de maio e vamos comemorar seu aniversário numa quinta-feira.

A quinta é o “dia do trovão” (the day of thunder), no inglês antigo. Essa palavra, em inglês, é Thursday. Ela deriva de Thur, o deus germânico do trovão. Em latim, é “Jovis morre”, o dia de Júpiter, um planeta. Os sete dias da semana têm o nome dos sete planetas em muitas culturas, o que é uma bela coincidência. Em sânscrito, a quinta-feira é o dia do guru, por isso é chamado de Guruvara. Um dos significados de guru é Brihaspati, o guru dos celestiais, que nada mais é do que Júpiter.

A palavra “guru” deriva do verbo raiz gruu, que significa “falar”, “proferir” e “aconselhar”. Os gurus ensinam e instruem a partir das suas próprias experiências.

A palavra Guru é definida como grunati upadishati vedadi shastrani: “o guru ensina e explica escrituras como os Vedas”. Também é definida como giryyate stuyate deva gandharva manushya adibhi: “o guru é adorado pelos devas, celestiais e seres humanos”.

A palavra “guru” , em sânscrito, tem muitos significados, como Brahman (o criador), Vishnu, Shiva, guru-preceptor, guia espiritual, pais, adorável, anciões, ancestrais, professor, sacerdote e o planeta Júpiter. Na cultura védica, o guru é altamente estimado.

Santo Kabir cantou:

guru govinda dou khade kake lagu paya
balihari guru apana jo govinda dio bataya

“Quando o Guru e Deus (Govinda) estão perto de nós, os pés de quem devemos tocar?
Direi que primeiro tocaremos os pés do guru, pois ele nos ajudou a conhecer Deus.”

Esta é a beleza do guru-preceptor. Todos os anos, celebramos o aniversário dos mestres, mas qual é a verdadeira celebração, e como ela será apreciada por eles?

Não é com uma grande reunião de pessoas ou outras atividades, mas , sim, pela transformação dos nossos corações através da prática fiel dos seus ensinamentos e vivendo da maneira como eles ensinam. Eles sempre querem que sejamos primeiramente bons seres humanos e que, depois, nos tornemos seres divinos. Shri Gurudev ensinou: “você deve se libertar das tendências humanas racionais e animais e, por fim, tornar-se divino.”

Devemos eliminar a raiva, o ego, o orgulho, o ciúme e assim por diante de nossas mentes e corações. Devemos decorar nossas vidas com amor, bondade e compaixão, para que possamos comemorar o aniversário do Mestre. Não há outro caminho. A celebração externa cria alegria, mas não é permanente.

Vamos celebrar este aniversário através da nossa transformação interior.

Nesta ocasião especial, eu me curvo a todos vocês, percebendo a presença viva de Shri Gurudev. Eu envio meu amor a todos vocês.

Com amor,
Prajnanananda

Deixe uma resposta

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar à loja