A Oportunidade
O nascimento humano é uma oportunidade rara. Ele pode ser utilizado para a compreensão do espírito imortal e, dessa forma, transcender as limitações de tempo e espaço. A vida implica evolução – um constante e progressivo avanço, uma constante e progressiva ascensão a estágios cada vez mais elevados de perfeição. Isso significa, portanto, um movimento ascendente, uma incessante busca pela perfeição. Julian Huxley, na conclusão do seu livro Evolução: uma Síntese Moderna, afirma: “O verdadeiro progresso humano consiste em um crescimento de experiências e satisfações estéticas; intelectuais e espirituais”.
Ele ressalta que o futuro da evolução progressiva é o futuro da humanidade. Se o futuro da humanidade é o progresso, e não permanecer paralisado, este deve ser guiado por um propósito bem definido.
Devemos compreender a preciosa natureza da existência humana. Precisamos compreender o significado maravilhoso desse corpo como um instrumento para a prática espiritual e como um grande guia em direção ao objetivo final.
O ser humano cresce através de incontáveis vidas na divina existência da alma. Cada vida, cada ato, é um passo que pode nos fazer retroceder ou avançar. O pensamento, a vontade e a ação de cada um determinam o que cada um provavelmente será. O Dr. Radhakrishnan diz: “Nossos pés são colocados na senda da vida mais elevada; todavia, eles caminham inseguros e o caminho não é visto claramente”.
A libertação do nascimento e a realização do estado divino é o sonho de todas as religiões. É a moksa dos hindus, o nirvana dos budistas e o Reino dos céus dos cristãos. A Realização da consciência cósmica é o objetivo da vida. Em linguagem religiosa, Espírito é Deus, a Realidade Suprema, o Único e Todo-compreensão, consciência cósmica, Espírito, Deus, o Absoluto e a Alma, todos são um e o mesmo. A realização da alma é o único summum bonum (o alpha e o ômega) da vida, e unicamente nisso a vida encontra a plenitude.
Todos somos centelhas vivas da Divindade. Aquele que mergulha profundamente em seu ser não somente realiza sua identidade com o Espírito Cósmico como também experimenta a doçura da felicidade infinita. Na agitação e no clamor de nossa vida diária, não prestamos atenção no mistério do nosso ser. A alma é a fonte de toda a felicidade. É a coisa mais preciosa para a humanidade. A vida é preciosa porque há felicidade em vivê-la. Alguém ama outra pessoa ou algo porque identifica sua própria alma com aquela pessoa ou aquele algo. Sentir-se unido à alma é tornar-se uno com o Deus Infinito. Esforçar-se em direção a esse fim é nosso direito inato. A Kriya Yoga pode guiar-nos para alcançar essa meta.
A alma é a imagem microscópica do Espírito. Dessa forma, a alma primeiro manifesta as vibrações da superconsciência, que se transformam em energia vital. Essa energia vital, por sua vez, vibra através do corpo físico humano. A mente existe, a matéria existe. Ambas são vibrações do Espírito. A mente invisível vibrando como energia da vida é convertida em matéria densa. A matéria não existe da forma em que aparece para nós. Ela é simplesmente a vibração da energia, que é a vibração da consciência. A energia cósmica é mais sutil que os elétrons ou outras forças vibratórias existentes na natureza, e é consciente. Ela é a conexão perdida entre a consciência e a matéria. O filósofo Herbert Spencer derivou sua filosofia das observações de Darwin. Ele pareceu considerar o aparecimento da vida a partir da não vida, e o mental do não mental, enquanto Darwin apenas quebrou os limites entre as formas de vida inferiores e superiores, mas assumiu que a vida sempre provém da vida.
Os sábios hindus observaram que existe uma lei de metempsicose. Está escrito nas escrituras da Índia que existem 8.400.000 categorias de ventres que são divididos em diferentes tipos. Compreendese que 900.000 destas são de nascimentos aquáticos; 1.100.000 estão incluídos na categoria dos vermes; 1.000.000 pertencem à categoria das aves; 2.000.000 à de outros animais; 3.000.000 à das plantas; e 400.000 à dos seres humanos. Como parte do processo evolutivo, acredita-se que a alma deve passar através de todos esses ventres antes de alcançar a forma humana. Mas, uma vez que nas formas inferiores de vida não existe um senso de discriminação, essa evolução ocorre automaticamente através da vontade e da ação divina. É impressionante verificar que as observações da ciência e da biologia aproximam-se muito dos números citados, ainda que a ciência e a biologia admitam claramente sua incapacidade para chegar a conclusões definitivas sobre o número de espécies. Após alcançar um corpo humano, a pessoa deveria agir com sensibilidade e discernimento. Seu intelecto e poder de julgamento o fazem superior a todas as demais espécies.
Quando compreendermos a verdadeira natureza da alma e entendermos que todos somos manifestações da Consciência Cósmica, amaremos o mundo todo. Na realidade, não existe matéria inanimada. Em tudo há vida. A matéria vibra com a vida. Isso já foi definitivamente provado pela ciência moderna. Essa maravilhosa evolução, da pedra até Deus, ocorre através de milhões de anos no decorrer das eras. Mas, na vida individual, esse processo ocorre mais rapidamente com todas as forças do passado na sua retaguarda. Essas forças que se manifestam e se revelam na evolução são cumulativas em seu poder.
Incorporadas como pedra no mundo material, as forças de vida crescem e emitem um pouco mais de força, e começam o processo de desenvolvimento. Assim, elas se tornam fortes demais para o reino mineral e passam para o reino vegetal. Ali, elas desenvolvem mais e mais a sua divindade, até que se tornam muito fortes para o vegetal e se transformam em animal. Expandindo-se por dentro e adquirindo experiências do reino animal, novamente elas transpassam os limites do animal e surgem na condição de seres humanos. Na condição de seres humanos, elas ainda se desenvolvem e se acumulam, com uma força sempre crescente, e exercem maior pressão contra suas barreiras e, então, do humano elas passam para o super-humano. O último processo na evolução chama-se yoga. Esse processo de evolução pode ser acelerado com um esforço consciente e através de métodos científicos.
Do plano de vida animal devemos caminhar para o plano racional; do plano racional para o intuicional ou plano superconsciente; do plano superconsciente podemos fundirnos na Consciência Cósmica; e, por fim, na sabedoria, ou seja, nirvikalpa samadhi, o mais elevado estágio de realização. Nesse estágio − além da consciência de percepção e ação do reino animal e da autoconsciência, com a inteligência e a vontade do plano humano −, temos a experiência espiritual através da qual novos aspectos da Realidade se revelam. A evolução é acelerada se alcançamos esse estágio e, se permanecemos nesse estado divino ou de superconsciência, desenvolvemos, então, o órgão suprarracional do corpo. Tudo depende da receptividade de nossa mente, células cerebrais e coluna vertebral.
Os santos descobriram que, se fosse possível viver com saúde, sem doença ou decrepitude, então, pela energia solar e química, em um milhão de anos o homem poderia desenvolver um cérebro capaz de expressar consciência cósmica e absorver todo o conhecimento do universo. Os santos aprenderam que, por meio de algum método especial, esse processo evolucionário pode ser acelerado pela modificação das células cerebrais através de magnetização. Isso pode ser conseguido pelo uso da técnica de Kriya Yoga, a qual permite a obtenção da consciência cósmica no período de uma única vida. O sistema de Kriya Yoga é um dos meios mais simples e rápidos para alcançar a realização da alma. É verdadeiramente uma ioga integral que proporciona a mais elevada evolução dos seres humanos na natureza mediante o desenvolvimento simultâneo do corpo, da mente, do intelecto e da alma.
Nunca thavua lido algo tão sublime e profundo em todo o tempo em que tenho estudado e praticado o Yoga°
Nunca li antes algo tão completo sobre o desenvolvimento completo da Alma ! Estudei Kryia Yoga e me batizei tornando me Discípula ! Mas tenho 74 anos, e esqueci como praticar o exercício Kriya ! Me ajude por favor a retomar novamente? Sou Grata ! Namastê