A Ciência da Kriya Yoga
A expressão “Ciência da Kriya Yoga” inclui dois termos importantes: ciência e yoga. Yoga significa a união da alma individual com a Alma universal ou a união do ser humano com Deus. O significado comum da palavra yoga é união. Mas, metafisicamente, significa a realização da identidade da alma com Brahman. A yoga visa à realização da todo-penetrante existência de Deus. O corpo físico do ser humano faz parte da natureza. Os cinco sentidos transmitem e recebem informações e nos mantêm fascinados e envolvidos com o mundo externo, e como resultado perdemos a pecepção do bem e do mal. Assim como a mariposa tem fascinação fatal pelo fogo, os cinco sentidos nos atraem para o fascínio aparente do mundo externo e nos ligam às misérias desses apegos. Arrastados irresistivelmente pelos prazeres deste mundo, perdemos todos os valores morais e éticos, e as tendências negativas levam a melhor. Mas, se o estímulo dos sentidos é aquietado e a mente é sintonizada com o Divino, a pessoa evolui mais e mais, até que transcende a animalidade e a racionalidade, e manifesta sua inerente divindade. Yoga é, também, a ciência da disciplina mental. A meta é o controle perfeito das mudanças da consciência, e isso é alcançado em diferentes graus através das várias formas de samadhi. o estado de samadhi é a culminação de dhyana (meditação), quando toda a mente se transforma no mais elevado estado de divindade.
Yoga Ancestral
A disciplina espiritual da yoga é muito antiga e ainda uma das principais formas de sadhana (prática espiritual). É uma disciplina espiritual independente que por si só conduz à meta sublime. Muitas seitas se baseiam inteiramente na yoga. Portanto, não é uma disciplina sectária, mas universal, e é adotada em alguma medida por todas as religiões. Seu maior mérito é ser prática, livre de todos os dogmas e pressuposições. Portanto, não entra em conflito com nenhuma seita ou religião. Inclui técnicas totalmente científicas: cada passo é baseado em realização experimental. Yoga e ciência são inseparáveis, assim como religião e ciência são necessariamente complementares. O cientista dedica-se à tarefa de controlar as forças físicas, enquanto o yogi se preocupa com as forças mentais. Um cientista é um yogi inconsciente cuja mente trabalha em campos exteriores. A filosofia da yoga é uma das seis filosofias ortodoxas hindus e é diferente de todas as outras filosofias do mundo por ser totalmente prática. É uma ciência exata baseada nas leis imutáveis da natureza.
A experiência é a base de todo conhecimento. Os cientistas experimentam e chegam a conclusões que são facilmente aceitáveis por estarem de acordo com a experiência dos outros. A conclusão do cientista é baseada na experiência universal da humanidade. A ciência da Kriya Yoga oferece à humanidade uma técnica prática e experimental que nos capacita a verificar as verdades propagadas nas escrituras. Concentração e meditação são obtidas através da prática da Kriya Yoga, que fornece as técnicas necessárias para realizar a Verdade.
Kriya Yoga é a técnica mais científica para salvar a humanidade do infortúnio e da destruição final. É a essência de todas as escolas de yoga; porém, não é similar a nenhuma delas. Os procedimentos dos antigos rishis (sábios) foram extremamente difíceis, e, mesmo guiando para a realização de Brahman, a yoga tornou-se exclusiva. Os antigos yogis praticavam jejum e outras formas de penitência que incluíam posturas físicas dolorosas e exercícios praticados por horas a fio. Devido à longa retenção da respiração e do fechamento da passagem nasal, era comum sentir dor no coração e nos pulmões. Renunciavam aos laços familiares e tentavam realizar Deus em reclusão. Dessa maneira, os chefes de família eram automaticamente excluídos da prática espiritual. Diferentemente dessas disciplinas, a Kriya Yoga é fácil de praticar e não produz nenhum desconforto. Pode ser praticada por todas as pessoas, independentemente de seu estilo de vida ou idade.