Yogacharya John Thomas Lopategui

voltar


O Yogacharya John Thomas Lopategui nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, e morou no Brasil por muitos anos. Em 1978, em Nova Iorque, foi abençoado com a iniciação em Kriya Yoga por Paramahamsa Hariharananda, o que mudou e redirecionou sua vida.

Anos depois, em 1998, quando morava em Brasilia, foi orientado pelo seu Guru Baba Hariharanandaji a organizar o primeiro programa de Paramahamsa Prajnanananda para introduzir a Kriya Yoga no Brasil. Com sua mulher e kriyavan, Marilena Ma, fundaram o primeiro centro de Kriya Yoga em Brasília e, em 2000, o segundo centro, em São Paulo. Foi líder do centro de Brasília de 1998 a 2001, quando, seguindo a recomendação de Gurudev, mudou com a família para Miami para ficar perto do seu Guru em seus últimos anos de vida.

Desde 2003, ele serve como membro do Board of Directors do Kriya Yoga International. Em maio de 2007, na Índia, em uma ocasião auspiciosa, comemorando 100 anos de Gurudev, Paramahamsa Prajnanananda o nomeou como Yogacharya e o autorizou a iniciar e ensinar Kriya Yoga.

Voltou para São Paulo em 2019 e, atualmente, serve como Yogacharya, além de ser membro do Conselho Nacional de Kriya Yoga no Brasil.