Swami Gurukrupananda Giri

voltar


Anita Patnaik nasceu na cidade de Cuttack em Orissa, Índia. Seu pai, Shriram Patnaik, era altamente educado e sua contribuição no campo da educação, ainda hoje, é amplamente aclamada no estado de Orissa. Tendo perdido a mãe aos três anos, foi criada com amor pelo pai. Tímida e reservada por natureza, a pequena Anita amava seu pai piedoso e absorvia silenciosamente suas nobres qualidades.

Anos depois, no início dos anos 80, ela conheceu Gurudev Baba Paramahamsa Hariharanandaji. Atraída pelo carisma espiritual deste grande santo, ela recebeu dele a iniciação na Kriya Yoga logo após seu primeiro encontro. O amor de Gurudev por ela era imenso. Durante suas visitas à Índia, ela teve a rara oportunidade de servi-lo e cuidar dele com amor. Ela também conheceu Triloki Dash (agora conhecido como Paramahamsa Prajnanananda) naquela época.

Após a partida mortal de Gurudev, durante as celebrações do seu centenário, Anita foi nomeada yogacharya. Ela começou a iniciar e ensinar as técnicas de Kriya Yoga para muitos aspirantes na Índia. Então, em 23 de fevereiro de 2009, ela foi iniciada na ordem monástica por seu mestre, Paramahamsa Prajnananandaji, e recebeu o novo nome de Swami Gurukrupananda Giri, que significa alguém que está absorvido na felicidade da graça do guru.

Swami Gurukrupanandaji vive em vários ashrams na Índia e serve seu mestre iniciando aspirantes, conduzindo programas de Kriya e participando das reuniões do Comitê Executivo da Missão Prajnana. Em 2015, Swamiji se tornou Presidente da Missão Prajnana. Swamiji aconselha outros a “servir ao guru e praticar seu sadhana sinceramente – mantendo uma fé inabalável no Todo-Poderoso”. Ela também afirma que o efeito transformador da Kriya Yoga deu a ela “imensa paz mental, estabilidade e calma” em sua vida diária.