Swami Amritanandaji

voltar


Swami Amritananda Giri, carinhosamente chamada de Aee (Grand Maa), não era apenas uma pessoa amorosa, mas também uma grande enciclopédia viva de literatura. Ela viveu uma longa vida de cerca de 85 anos.

Ela era tia de Swami Gurupremananda Ma, a mãe de nosso amado Prajnananandaji Maharaj. Assim, para nosso Baba Prajnananandaji, ela era a Grande Maa, e também para todos nós.

Ela foi muito generosa e doou toda a sua propriedade para a criação do Hariharananda Balashram. O belo Hariharananda Balashram que agora vemos foi construído em sua propriedade.

Depois de doar sua propriedade, ela viveu como uma vanaprasthi. Em seguida, a tia e a sobrinha receberam sannyas diksha (iniciação monástica) de Prajnananandaji Maharaj no Hariharananda Gurukulam no dia sagrado de Guru Purnima, em 2007. A sobrinha ficou conhecida como Swami Gurupremananda Giri e a tia como Swami Amrutananda Giri. Juntas, eles passaram muito tempo com discípulos, ashramitas, brahmacharis e sannyasis em Hariharananda Gurukulam. Os discípulos costumavam ir até eles para conversar e comer alguma coisa.

Swami Amrutananda Ma tinha uma personalidade humorística. Frequentemente notávamos que, depois que uma pessoa com rosto sombrio a conhecia, ela voltava com um rosto sorridente. Seu sorriso doce e caloroso fez com que todos sorrissem. Ela tinha um amor especial por plantas e animais. Os cisnes do ashram e cães e gatos de rua recebiam sua porção de comida todos os dias. Sempre que ela chamava um gato que amava, ele pulava e dava um beijinho em sua bochecha. Esses são apenas alguns exemplos de quanto amor e amizade ela teve.

Ela era uma grande amante da culinária. Costumava cozinhar vários itens deliciosos e servir os ashramitas e convidados. Ela também era uma grande amante de livros e recitava versos do Bhagavatam e obras poéticas de santos por horas todos os dias. Esta foi uma grande inspiração para todos nós. Qualquer pessoa que a conheceu voltou com um pouco de comida, amor, jnana e bhakti com um sorriso.

Nossa amada Swami Amrutananda Ma voltou para a morada de Deus às 9:17 da manhã na sexta-feira, 16 de agosto de 2013 em Cuttack, Odisha. Seu corpo foi levado para o Balashram, na aldeia de Arua, onde viveu a maior parte de sua vida. Seu corpo receberá o bhu samadhi (sepultamento) no Gurukulam em 17 de agosto. O shodashi bhandara (uma celebração especial para monges falecidos no décimo sexto dia) acontecerá em 31 de agosto.

Sentiremos falta de seu rosto sorridente e bem-humorado no ashram.