Namastê, o que significa?

Indianos se cumprimentam com namastê. As palmas das mãos são postas juntas na frente do peito e a cabeça faz uma reverência enquanto se pronuncia a palavra namastê. Essa saudação é para todos, pessoas mais jovens que nós, de nossa idade, mais velhos e até desconhecidos.

Há cinco maneiras diferentes para a saudação tradicional formal nos shaastras das quais namaskaram é uma delas. É entendida como uma prostração, mas na verdade, como fazemos hoje se trata de prestar uma homenagem quando nos cumprimentamos com namastê.

Namastê pode ser tanto um cumprimento formal quanto casual, uma convenção cultural ou um ato de devoção. Contudo há muito mais do que podemos ver a princípio. Em Sânscrito namah + te = namaste.  Significa – Eu me curvo a você – meus cumprimentos, saudações ou reverência a você. Namaha também pode ser interpretado como “na ma” (não é meu). Tem um significado espiritual de negação ou redução do próprio ego na presença do outro.

O real encontro entre duas pessoas é o encontro de suas mentes.  Quando cumprimentamos alguém, o fazemos com namastê, o que significa “que nossas mentes se encontrem”, indicado pelas palmas das mãos juntas diante do peito. A reverência com a cabeça é uma forma graciosa de estender a amizade em amor e humildade.

O significado espiritual é até mais profundo. A força vital, a divindade, o Self ou o Senhor em mim é o mesmo em todos. Reconhecendo essa unidade com o encontro das palmas das mãos, saudamos com a cabeça curvada à Divindade na pessoa que encontramos. É por isto que às vezes, fechamos os olhos enquanto fazem o namastê para uma pessoa reverenciada ou ao Senhor – como se olhássemos para dentro. O gesto é frequentemente acompanhado por palavras como “Ram Ram”, “Jai Shri Krishna”, “Namo Narayana”, “Jai Siya Ram”, “Om Shanti” etc. indicando o reconhecimento desta Divindade.

Quando sabemos o significado, nosso cumprimento não permanece apenas como um gesto ou palavra superficial, mas prepara o caminho para uma comunicação mais profunda com o outro em uma atmosfera de amor e respeito.