O Senhor, a vida em nós, permeia todos os seres vivos, sejam eles plantas ou animais. Sendo assim, todos eles são considerados sagrados. A vida humana na terra depende das plantas e árvores. Elas nos fornecem os fatores vitais que fazem a vida possível na terra: alimento, oxigênio, vestuário, abrigo, remédios, etc. Assim, na Índia, somos ensinados a considerar as árvores e plantas como sagradas.
As escrituras hindus nos dizem para plantar dez árvores se, por alguma razão, tivermos que cortar uma. Somos aconselhados a usar partes das árvores e plantas apenas na medida necessária para alimentação, combustível, abrigo, etc. Nós também somos incentivados a pedir perdão a uma planta ou árvore antes de cortá-la, evitando um pecado específico chamado soona.
Algumas árvores e plantas como tulsi (manjericão sagrado), figueira (peepal) etc. são veneradas até hoje por suas propriedades benéficas. Acredita-se que os seres Divinos se manifestam como árvores e plantas, e muitas pessoas as adoram para realizar seus desejos ou para agradar ao Senhor.