yasya deve parā bhaktiḥ yathā deve tathā gurau
tasyaite kathitā hyārthāḥ prakāśante mahātmanaḥ
prakāśante mahātmana iti
“Ele é verdadeiramente uma grande alma que tem o amor mais profundo por Deus e um amor igualmente profundo por seu Guru. As verdades explicadas a tal pessoa revelar-lhe-ão o seu significado interior.”
Shvetashvatara Upanishad (6:23)
Mais uma vez, com humildade e alegria, celebramos o aniversário do nosso amado Guruji, Paramahamsa Prajnanananda, Mestre vivo da Kriya Yoga que dedicou o trabalho de sua vida à Kriya e à difusão de seus ensinamentos por todo o mundo.
Através do poder do amor, os significados essenciais e mais profundos por trás das escrituras e dos ensinamentos de seu Gurudev foram revelados a ele, assim como uma flor que se abre para revelar seu néctar.
Neste ano, a celebração é ainda mais notável porque coincide com o 50º aniversário da chegada de Baba Hariharananda ao Ocidente.
Guruji trabalhou incansavelmente para cumprir a missão de seu Gurudev de espalhar os ensinamentos libertadores da Kriya Yoga por todo o mundo. Ele fundouashrams e centros em todos os continentes, publicou inúmeros livros em muitas línguas e treinou monges e yogacharyas para que pudessem apoiar os buscadores sinceros.
Celebraro aniversário da vinda de Gurudev para o Ocidente e o aniversário de Guruji são duas ocorrências que convergem como a manifestação de uma Força Divina.
E essa força é o AMOR.
O AMOR é o combustível que inspira, capacita, preenche e liberta.
O AMOR é a própria linguagem de Deus.
Nosso Guruji dominou a sintaxe e a gramática dessa linguagem Divina para comunicar-se diretamente com os corações de todos.
Através de sua conexão com o Gurudev, com a Kriya Yoga, com os Mestres, com o mundo natural, com a toda a humanidade e com toda a Criação, Guruji tornou-se o guia mais qualificado, assim como um grande amigo divino.
Somente no ano passado, ele colocou esse amor em ação ao retomar uma agenda cheia de viagens, palestras e visitas a inúmeros ashrams, inspirando os kriyavans por todo o mundo.
E o destaque de todas as suas atividades neste ano foi a construção e a inauguração do Sri Guru Janmabhumi Mandir, o ashram dedicado ao Gurudev em sua cidade natal, Habibpur.
Este lugar sagrado é um testemunho profundo do legado de Baba Hariharananda ao longo dos tempos, e também é uma honrosa expressão da dedicação sincera de um verdadeiro discípulo ao seu próprio Guru.
Certamente fomos muito abençoados por termos recebido a orientação direta de um mestre assim em nossa jornada espiritual.
O Sábio Narada afirmou em seu Bhakti Sutra (39–40):
mahatsaṅgastu durlabho’gamyo’moghaśca
labhyate’pi tatkṛpayaiva
“Na verdade, a companhia de grandes almas é difícil de alcançar, incompreensível e infalível,
e só é alcançada pela graça Dele.”
Somente através da graça de Deus somos abençoados por sua companhia, cuidado e direção, para que nossas próprias vidas, assim como as de nossos entes queridos, possam ser melhoradas e transformadas.
Esta é a maior oportunidade da nossas vidas, e o buscador sincero tem ouvidos para compreender essa mensagem clara:
“A oportunidade não deve ser negligenciada, pois pode nunca mais voltar.”
Mas como aproveitar adequadamente a oportunidade Divina que nos foi dada para homenagear essa grande alma?
Guruji costuma descrever a Kriya Yoga como uma expressão dinâmica da Mente, do Coração e das Mãos.
E Gurudev dizia:
“Quando as mãos servem com amor e a mente está em Deus, o Guru fica feliz. E quando o Guru vê amor, bondade, amizade e unidade entre os seus discípulos, e eles se dedicam ao sadhana e ao seva, o Guru também fica feliz.”
E para o discípulo, pode haver alegria maior do que trazer felicidade para o Guru?
Quando o amor inspira o nosso comportamento e nossas atitudes, e quando a nossa prática é disciplinada e dedicada, isso se reflete na qualidade do nosso sadhana, que agrada ao Guru.
Portanto, por ocasião do aniversário do nosso amado Guruji e da celebração da vinda de Gurudev para Ocidente, faça a sua parte para que este momento se torne ainda mais auspicioso.
Pense em Gurudev e Guruji com uma devoção renovada, pratique com sinceridade e siga os seus ensinamentos da melhor maneira possível. Deixe-os inspirar seus pensamentos, palavras e ações.
E eles “continuarão sorrindo”.
Jai Guru