Conheça a linhagem de Babaji Maharaj
A linhagem da Kriya Yoga, nesta era, teve início com Mahavatar Babaji Maharaj que, no século XIX, legou ao seu principal discípulo, Lahiri Mahasaya (1828-1895), a responsabilidade de ressuscitar essa antiga e perdida técnica de elevação espiritual. A partir daí, sem interrupção, seguiu-se uma estirpe de Mestres realizados, até os dias de hoje. O atual líder espiritual dessa linhagem é Paramahamsa Prajnanananda, que preside as Organizações Internacionais Kriya Yoga, com sede em Homestead, na Flórida, Estados Unidos.
O Grande Avatar Babaji
Um avatar é um grande ser espiritual, além das limitações humanas. Babaji guia à distância, raramente é visto e, em geral, permanece invisível. Um dia, ele apareceu como um homem de cerca de vinte anos, mas tem hoje mais de 2000 anos de idade. Ele ainda é igual ao que vemos neste quadro.
Lahiri Mahasaya
Em 1861, nos Himalaias, ele recebeu de Babaji a iniciação e a orientação em Kriya Yoga. Conta a história que, um dia, o chefe de Lahiri Baba decidiu transferi-lo para um escritório numa pequena cidade, aos pés dos Himalaias. Após sua chegada naquela cidade, ele encontrou Babaji, numa tarde, enquanto caminhava. Lahiri Mahasaya ficou com ele por algum tempo e foi instruído nas técnicas científicas da Kriya Yoga, sendo, a seguir, autorizado a ensiná-las. Pouco tempo depois, seu chefe decidiu transferi-lo de volta para sua cidade natal. A partir de então, Lahiri Baba iniciou e guiou milhares de devotos e, por essa razão, ele é visto como o pai da Kriya Yoga.
Swami Shriyukteshwar
Um pai de família que se tornou um mestre realizado. Ele foi instruído por Lahiri Baba e fundou o conhecido Karar Ashram, em Puri, na Índia. É o amado Guru de Paramahamsa Yogananda. Culto e sábio, guiou e incentivou seu amado filho espiritual predileto, Yogananda, a divulgar a Kriya Yoga no ocidente. Shriyukteshwar ficou conhecido no mundo inteiro como o “leão dourado”.
Shrimat Bhupendranath Sanyal
O mais jovem discípulo de Lahiri Mahasaya foi pai de família, com formação acadêmica superior e espiritualmente evoluído. Escreveu dezenas de livros espirituais e estabeleceu ashrams em Puri, Orissa e Bhagalpur, Bihar. Sanyal orientou e ministrou as kriyas elevadas a Paramahamsa Hariharananda, enquanto morou em Puri.
Paramahamsa Yogananda
Paramahansa Yogananda é considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Ele teve sua singular história de vida imortalizada no best-seller Autobiografia de um Iogue. Várias ocorrências invulgares desde o seu nascimento anunciavam que, a ele, era destinada uma missão mundial. A sua trajetória estava intimamente entrelaçada com a de três seres, cuja sabedoria e originalidade, Yogananda viria a exaltar ao mundo: Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Swami Shriyukteshwar.
Swami Satyananda Giri
Um dos mais notáveis discípulos de Swami Shriyukteshwar e amigo de infância de Paramahamsa Yogananda. Ele foi o acharya do Ashram Ranchi Brahmacharya e presidente do Karar Ashram até seu “mahasamadhi” (última respiração consciente). Foi também mestre de Paramahamsa Hariharananda, no período em que viveu no Karar Ashram.
Paramahamsa Hariharananda
Veio para os Estados Unidos na década de 70, quando fundou o Kriya Yoga Institute. Foi discípulo direto de Swami Shriyukteswar e Paramahamsa Yogananda. Fez seu “mahasamadhi” (última respiração consciente), em dezembro de 2002, em Miami, ao lado de seus devotos e monges amados. Deixou como sucessor seu discípulo predileto Paramahamsa Prajnanananda. Como todos os mestres realizados, Baba – como era carinhosamente chamado pelos filhos espirituais – alcançou o estado de meditação sem pulso e sem respiração conhecido como “nirvikalpa samadhi”.
Paramahamsa Prajnanananda
Sucessor de Paramahamsa Hariharananda, foi treinado e preparado pessoalmente por seu mestre durante 22 anos para manter acesa a chama dos ensinamentos da Kriya Yoga. Professor de economia, escritor, radiante em sua brilhante sabedoria, sempre jovial e satisfeito com o sacrifício abnegado da vida silenciosa e reclusa de um monge, Paramahamsa Prajnanananda tem viajado incansavelmente ao redor do mundo para divulgar a mensagem da Kriya Yoga a todos os que buscam a liberação. Ele criou o “Hariharananda Balashram”, um internato-escola para crianças pobres e órfãs, em Arua, próximo a Pattamundai, a sua cidade natal. É o atual presidente das Organizações Internacionais Kriya Yoga e, sempre que pode, vem visitar seus filhos espirituais do Brasil, deixando sempre sua mensagem de amor por onde passa.