24 de julho de 2010
Almas Divinas e Amadas,
Jai guru!
Reverencio a todos. Hoje é o Guru Purnima. Este dia de lua cheia é o aniversário do sábio Vyasadeva. Esse grande mestre da humanidade é lembrado pelo tesouro de sabedoria que preservou editando os Vedas e escrevendo incontáveis escrituras, incluindo a Bhagavad Gita. O Guru Purnima também é dedicado a todos os mestres espirituais, cuja compaixão, amor, ensinamentos e orientações conduzem o ser humano para o conhecimento e a verdade.
Na Índia, a palavra “guru” é um mantra. As pessoas cantam e repetem guru em momentos de infortúnio. A Guru Gita (verso 344) diz:
samsarasagarasamuddharanaikamantram
brahmadidevamunipujitasiddhamantram
daridryaduhkhabhavarogavinashamantram
vandemahabhayaharamgururajamantram
“Adoro e reverencio o grande mantra do guru, que é o único mantra que nos ajuda a cruzar o oceano mundano. Esse siddha (perfeito) mantra é adorado pelos deuses, tais como Brahma e pelos munis. O poder desse mantra livra-nos da miséria, pobreza, doenças mundanas e grandes medos.”
Quando olho para minha vida, começando por meus pais, que foram meus primeiros gurus, e terminando com meu venerável mestre Baba Hariharanandaji, sinto-me agradecido e em dívida com eles por seu amor desinteressado e inestimável sabedoria. Hoje é o dia de oferecer nosso amor e gratidão a todos os mestres. Devemos também tentar melhorar a nós mesmos para nos tornarmos dignos do amor de Deus e dos mestres.
Por favor, meditem com afinco. Mudem suas vidas mudando suas mentes irrequietas e extrovertidas. Sejam pacíficos e disciplinados. Estou orando por todos neste dia especial.
Prostro-me repetidamente diante dos mestres e de todos vocês.
Com amor,
Prajnanananda