Almas amorosas e divinas,
Que as bênçãos mais seletas de Deus e dos mestres estejam sobre todos. Aproveito para orar por vocês e lhes enviar os meus melhores votos na celebração do Dia do Professor, ocasião em que homenageamos esses profissionais da educação.
Originalmente, nesta data é celebrado o aniversário do Dr. S. Radhakrishnan, o segundo presidente da Índia independente. Ele foi professor de filosofia na Índia e no exterior. Mais tarde, ele se tornou um estadista e, em seguida, o presidente da Índia. Por ser um professor, ele desejava que houvesse um dia dedicado aos professores da humanidade em geral, e aos da Índia em particular.
As crianças e os seus professores são a base do futuro da civilização humana. As crianças são como argila mole e os professores, como os oleiros. As crianças são como rochas brutas e os professores são os escultores. Os professores têm a habilidade e o talento para moldar essas crianças como quiserem.
Honrar e respeitar os professores é nosso dever. Na cultura e civilização indianas, os professores recebem a mais alta consideração. Reis e imperadores deixam seus tronos e curvam-se aos pés dos seus professores.
Um professor derrama seu coração, alma, mente e intelecto com alegria. Depois dos pais, os professores têm uma posição importante e, às vezes, até mais do que os pais. O sacrifício de um professor não é menor do que o dos pais. Os pais dão à luz um corpo com vida; os professores dão o segundo nascimento de luz e amor. Os pais cuidam do corpo dos filhos com comida e apoio até que possam cuidar de si mesmos. Os professores cuidam dos corações e dos cérebros das crianças para torná-las pessoas melhores. Um professor molda o destino de uma criança, bem como o da nação e da humanidade com o tipo certo de educação.
No passado, a educação era ministrada gratuitamente por um professor e a sociedade cuidava dele com honra e dignidade. Na cultura indiana, a educação deve ser transmitida como um dom divino. O conhecimento deve ser gratuito e transmitido para outros que sejam capazes de recebê-lo, percebê-lo, praticá-lo e transferi-lo com refinamento para os outros. O conhecimento nunca deve ser comercializado como uma mercadoria.
O mundo atual é verdadeiramente caótico. A educação foi comercializada e tudo tem valor de mercado. É lamentável. É dever do professor e da sociedade redefinir os objetivos da vida.
É hora de considerarmos ensinar às crianças valores mais humanos e espirituais para tornar o mundo um lugar melhor.
Meu amoroso professor, eu me curvo a você do fundo do meu coração. Peço humildemente que todos vocês ignorem a corrida pelo dinheiro. Embora o dinheiro seja necessário, devemos ser faróis de luz para inspirar, motivar e guiar as crianças pequenas em direção a valores mais elevados. Pode haver resistência, mas com a força do seu caráter, seus valores triunfarão.
Neste dia especial, faço uma reverência aos meus pais, que foram os meus primeiros professores. Eu me curvo a todos os professores que me ensinaram direta ou indiretamente. Estou orando por toda a humanidade e por toda a criação.
Com amor,
Prajnanananda
Inspirador… gratidão! Jai Guru!