16 de outubro de 2010

Almas amorosas e divinas,

Por ocasião do Vijaya Dashami, o dia da vitória, invoco as bênçãos da Mãe Divina para cada um de nós e para o universo inteiro.

Neste dia especial, festejamos a vitória do Senhor Rama sobre Ravana e a da Mãe Divina sobre a índole demoníaca. Esta celebração não deveria ser um mero festival; antes, deveríamos nos lembrar de que a graça divina é a nossa força. Deveríamos celebrar a vitória sobre nossos egos inferiores e maus hábitos espirituais. Os mestres espirituais, desde tempos imemoriais, lembram-nos do significado da verdadeira vitória. A vitória está sempre associada com uma guerra ou luta. Enquanto as pessoas comuns consideram a vitória como derrotar um país ou uma situação difícil, uma pessoa espiritualizada considera a vitória como a superação dos inimigos interiores, cujos tentáculos tentadores subjugam as virtudes e bondade em nós. Ira, paixão, ambição, obsessão, vaidade e presunção são descritos nas escrituras como os seis inimigos internos, mas existem incontáveis inimigos que surgem juntamente com eles.

Para vencer os inimigos internos, o buscador espiritual deve, sinceramente, empregar o autoesforço, orações, consciência e uma vida diligente. Uma vez conquistados esses inimigos, devemos vivenciar a alegria da liberdade e celebrar uma vida de sucesso. Nós todos estamos meditando. Dia após dia, o tempo passa. Se pararmos por um momento e olharmos em nosso interior, poderemos conhecer facilmente as nossas fraquezas e forças. Devemos ser cautelosos e fieis a nós mesmos. Somente pela derrota de nossas fraquezas, poderemos vivenciar amor, alegria e paz.

Neste dia de Vijaya, meus votos de Vijaya para todos vocês. Estou orando para a Mãe Divina e Gurudev para a verdadeira transformação a partir do interior.

Com Amor,

Prajnanananda