Adote a Atitude de um Monge
Um dia, há muito tempo, um rei na Índia estava passeando na varanda do seu palácio. Na rua abaixo, ele viu um monge completamente nu, andando pacificamente, completamente desapegado, saudável e feliz. O rei ficou surpreso e se perguntou quem era aquele homem. Enviou então seus empregados para fazer um convite ao monge e trazê-lo ao palácio, e o monge aceitou ir até lá. O rei lavou os pés do monge, como era a tradição, e disse a ele para sentar-se no trono, enquanto ele, o rei, sentou-se no chão. O rei fez muitas perguntas: “Quem é você? Onde você mora? O que você come? Como você tem este corpo tão belo e saudável? Como você tem tanta paz e amor em sua vida?” O rei estava curioso porque o monge não tinha apegos, nem posses, nem mesmo uma peça de roupa em seu corpo. O monge apenas sorriu e disse: “Onde quer que eu vá, lá eu vivo. Eu não possuo nada e nada me possui”.
Na Bíblia (Mateus 8:20), Jesus disse: “Os pássaros têm ninhos (eles podem voltar à noite), mas o Filho de Deus não tem um lugar”. Em outras palavras: “Aonde quer que eu vá, aquele será meu lar”. Sem dúvida, Jesus exemplificou o verdadeiro espírito da vida monástica.
O monge também disse ao rei: “Tudo o que eu recebo é a minha comida. Para quem eu olhar, com esse alguém aprenderei. Todos são meus gurus”. Se a nossa mente está aberta e receptiva, podemos aprender com todos e com tudo. Até mesmo uma pedra, uma folha, uma pequena abelha ou uma criança podem nos ensinar. As crianças nos ensinam o amor puro, a simplicidade e a inocência. Os adultos tendem a nos ensinar sobre o ego, a vaidade e a arrogância – falsidades. Esse monge nu disse que aprendeu com todos e com tudo e que não sentia medo. Se todos são seus gurus, então a quem deveria temer?
Foi dito que o monge é aquele que dá tudo sem expectativas. A população do mundo pode ser dividida em três tipos de pessoas: ladrões, homens de negócios e monges. Qual é a base dessa classificação? Ser um monge significa usar cabelo grande, barba e roupa laranja? Não. Ser um monge tem a ver com a atitude da pessoa diante a vida. Os ladrões são aqueles que dão menos e tiram mais. Eles também esperam mais. Com relação à sociedade, aqueles que dão menos e tiram mais são ladrões e assim pode ser qualquer pessoa. Homens de negócios são aqueles que dão e tiram; eles dão com a expectativa de que receberão mais em troca – em outras palavras, pagam e recebem o que esperam. Se você não paga, o homem de negócios não lhe dará nada. Um monge é aquele que dá e perdoa, dá amor incondicionalmente, sem expectativas. Isso significa que o monge não espera que as pessoas se sentem ao seu redor e digam que ele é um professor muito bom e fala muito bem. Isso significa que ele tem expectativas. É preciso dar sem nenhuma expectativa se a pessoa quer adotar a atitude de um monge.
O medo da velhice, da morte e da impermanência da vida levou Gautama (o Buda) a renunciar a tudo que ele tinha para buscar as respostas a suas perguntas. Nesse processo, ele se tornou autorrealizado e o conhecimento o libertou. Com paz interior e amor, pergunte a si mesmo: “Eu tenho medo? Qual é a causa do meu medo? É uma causa real ou imaginária? Como posso deixar de ter medo? Como posso ser honesto, sincero e verdadeiro?” Em cada respiração, observe. Em cada respiração, ame. Cada respiração é uma oração; observe sua respiração de forma amorosa, observe sua respiração conscientemente. Concentre-se em seu interior; ame a Deus e ore com sinceridade: “Oh, Deus, Vós sois a luz da minha vida. A escuridão do medo desaparece em vossa presença difusa, luminosa. Estou confortado sabendo que sou Vosso filho e que Vós sois meu amado Pai e Mãe, e estais sempre comigo. Não permitirei que o medo me toque. Eu não sou este corpo, eu sou a alma; por isso, eu não terei medo. Não permitirei que as pessoas, as circunstâncias e os problemas criem medo em mim. Eu sou valente! Eu sou forte! Eu sou corajoso”.
Paramahamsa Yoganandaji disse: “Onde você for, carregue um céu portátil junto com você”. Isso significa que aonde quer que você vá, leve amor, paz, destemor, alegria e felicidade celestial com você; nem medo, nem raiva, nem ego, nem ciúme, nem censura, nem reprovação – leve apenas amor. Quando você se sentar em qualquer lugar, sente-se no céu; quando você se levantar, levante-se no céu. Quando andar, carregue o céu portátil com você. Quando falar com seu amigo, esteja no céu. Onde quer que você vá, esteja no céu. Fazendo isso, você eliminará quaisquer emoções negativas, como raiva, ciúme e medo.
De agora em diante, tente observar o silêncio interior e a sua respiração. Mesmo que você esqueça algumas vezes, esforce-se continuamente para se lembrar. Mantenha a pontualidade em sua vida e use adequadamente o presente do tempo. Em cada passo da vida, observe se a sua mente está livre, certificando-se sempre de que você não está sendo afetado por memórias passadas. Onde quer que você vá, não carregue apenas um computador portátil com você; lembre-se da frase de Yogananda: “Carregue um céu portátil com você”. Se fizer isso, sua vida será muito bonita. Pergunte a si mesmo se você está na paz e na alegria celestial ao longo do dia. Com a prática contínua, você alcançará esse estado de bem-aventurança.
Permaneça sempre no amor divino; nunca se esqueça disso. O tempo passa rápido e ninguém sabe quando será a sua última respiração. Vida é tempo; não desperdice o seu tempo. Mantenha a calma interior, observe as suas mudanças e ame a Deus em cada respiração.
Que a luz de Deus ilumine todos os seus pensamentos, palavras e ações. Que a luz de Deus brilhe em cada aspecto de sua vida. Que a luz de Deus esteja em seu interior e exterior. Que o seu brilho se irradie em todos os lugares. Que a luz de Deus se manifeste quando a confusão tentar dominá-lo. Para ser livre, ore humildemente: “Oh, Deus, dai Vossa luz, Vosso amor a todo tempo, a cada momento”.
A cada momento, a vida está se abreviando. O tempo de sua partida está se aproximando. A cada momento, sua força e vitalidade estão diminuindo, o corpo e a mente estão envelhecendo e enfraquecendo. O dia de hoje está passando rapidamente. Dia após dia, o tempo continua mudando. Tudo no mundo está mudando. Nada é permanente, inclusive a prosperidade material. Hoje, uma pessoa é rica e amanhã poderá estar pobre. “Deus, eu olho para o mundo como testemunha. Examino a natureza transitória deste mundo fugaz. Oh, Meu Amado, eu busquei abrigo aos Teus pés sagrados. Abençoa-me, meu Pai, ajuda-me a superar todo o medo em minha vida.”
É isso aí vamos praticar até possui na real esse céu portátil de forma segura.
Jesus abençoe a todos.
Excelentes ensinamentos. Gratidão.