jagata īśadhī yuktasevanam
“Sirva o mundo como a presença do Senhor.”
– Shri Ramana Maharshi do Upadesa Saram
Mais uma vez nos encontramos neste momento especial do ano em que lembramos e celebramos o abençoado aniversário de nascimento do nosso Mestre vivo, Paramahamsa Prajnananandaji, nosso amado Shri Guruji.
Para comemorar este dia, devemos primeiro enumerar todas as realizações em sua incansável dedicação a Deus, à linhagem Kriya e ao seu próprio Gurudev Baba Hariharanandaji.
Assim como Shri Gurudev fez há cerca de cinquenta anos, e Yoganandaji mais de cinquenta anos antes disso, nosso Shri Guruji levantou a bandeira de espalhar os ensinamentos atemporais do Kriya Yoga para elevar uma humanidade que anseia por uma percepção mais profunda do Eu interior e encontra um significado real na vida.
Shri Guruji está cumprindo sua missão divina viajando para todos os cantos do globo, desenvolvendo e expandindo a organização Kriya, escrevendo inúmeros livros, dando incontáveis palestras, fundando ashrams e centros, e treinando swamis e yogacharyas para ensinar e iniciar.
Para o discípulo atento, não é suficiente saber O QUE foi realizado, mas refletir mais profundamente sobre COMO ele conseguiu isso. Quais são as qualidades que fizeram esses esforços florescerem?
A pureza de seu coração é a semente que cresceu em uma magnífica árvore divina.
Como ele sabe que Deus é o verdadeiro realizador, todas as conquistas parecem sem esforço. Com um sorriso, ele diz que tudo está apenas acontecendo, ele não está fazendo nada — “Tudo é bom. Tudo é Deus.”
Embora possamos contar a quantidade de livros, ashrams e professores, nunca podemos quantificar as inúmeras almas em todo o mundo que ele afetou, elevou e transformou através da compaixão de seu coração no núcleo desses esforços.
Diante de um mundo passando por mudanças e desafios profundos, podemos ouvir as palavras de Shri Gurudev nos lembrando: “A vida não é um sonho vazio.” Existe propósito e significado sob a superfície desta existência e no centro de nossas vidas que devem ser buscados e descobertos.
E o exemplo de amor e serviço de Shri Guruji inspirou e continua a inspirar inúmeras pessoas de todas as raças, religiões e culturas a expandirem o propósito de suas próprias vidas, buscando e, finalmente, descobrindo a verdadeira identidade interior.
Sua calma e fortaleza inabalável refletem o Senhor Hanuman que, quando perguntado sobre a fonte de sua prodigiosa força e total destemor, abriu seu próprio peito para revelar que seu Guru, o Senhor Rama, estava residindo dentro.
O exemplo da vida de Shri Guruji mostra que nada é impossível quando também convidamos o Guru a habitar em nossos próprios corações e nos estabelecemos no amor e no serviço.
O amor é a linguagem comum que Deus deu à Sua Criação e tanto a humanidade quanto o mundo natural respondem ansiosamente a ela. Basta observar as vacas vindo ao seu chamado e as crianças do Balashram correndo para vê-lo. Eles entendem a linguagem. O amor transforma tudo, pois ninguém pode permanecer inalterado diante de sua influência irresistível.
Este é o Caminho do Coração.
Um Coração que abraça toda a criação como Um só.
No comentário de Shri Guruji sobre o Chandi, ele indica que sempre que sentimos compaixão e bondade e buscamos confortar os outros, estamos refletindo a Mãe Divina.
Este é o Caminho do Coração.
Quando São Francisco rezou, “Ó Senhor, fazei-me um instrumento de Vossa paz,” ele estava mostrando o Caminho do Coração.
À medida que Shri Guruji indica o caminho a seguir e nos encoraja a continuar, devemos fazer o nosso melhor para transformar nossos próprios corações através do amor e do serviço. Desta forma, conseguiremos transformar nossas próprias vidas e as vidas daqueles sob nossos cuidados.
Embora ele não peça nada, é apenas adequado que honremos humildemente esta grande alma oferecendo nosso amor e prática dedicada aos seus pés.
No momento auspicioso do aniversário de Shri Guruji, somos lembrados de que é nossa grande boa sorte estar sob seus cuidados nesta vida, e seu é um Coração digno de nossa dedicação e seguimento.
sa tarati sa tarati sa lokāṁstārayati
“Ele cruza maya, Ele cruza e ajuda outras pessoas a cruzar.
Então devemos seguir.”
– Narada Bhakti Sutras (50)
yogināṁ api sarveṣāṁ madgatenāntarātmanā
śraddhāvān bhajate yo māṁ sa me yuktatamo mataḥ
– Bhagavad Gita (6:47)
“Entre todos os yogis, aqueles cujas mentes estão sempre fixas em Mim, que são extremamente devotados a Mim com amor e lealdade inabaláveis, que mantêm fé implícita e que praticam meditação com devoção de mente única, são Meus favoritos.”