Amorosas e divinas almas,
Que as mais preciosas bênçãos de Deus e dos mestres estejam sobre todos. Aproveito esta oportunidade para orar por vocês e envio meus melhores votos por ocasião do Natal de 2022 e do Ano Novo de 2023.
Esses dois dias são celebrados como costumes e práticas religiosas, sociais ou culturais. Sempre os comemoramos um dia antes da data real e nossa celebração é principalmente uma longa meditação até a meia-noite, quando há uma mudança de data.
Isso é suficiente?
Na Índia, temos uma maioria hindu. Os cristãos vivem mais nas cidades e nas áreas tribais e florestais, e esses dias são celebrações naturalmente cristãs.
Na Índia, chamávamos o Natal de bada dina ou bada diina. Nossas escolas e faculdades ficavam fechadas por cerca de duas semanas. Muitos alunos eram de famílias de agricultores na zona rural de Odisha e essa era a época da colheita de arroz. Muitos alunos ajudavam seus pais com esse trabalho. As pessoas chamavam isso de “férias da colheita”.
O significado simples de bada dina ou bada diina é “grande dia” ou “excelente dia”. Astronomicamente, o sol começa a se mover de volta para o hemisfério norte após o solstício de 22 de dezembro. Portanto, a luz do dia no hemisfério norte aumenta gradualmente e o solstício é o dia mais longo do ano no hemisfério sul.
Mas, qual é o seu real significado?
Bada significa “grande” ou “excelente” e dina vem da raiz do verbo fazer, que significa “cortar” ou “mover”. Dyati tamah significa “aquilo que corta ou afasta a escuridão”. Assim bada dina é o dia em que aumentamos nossa prática de viver mais na luz, iluminação, amor e compaixão.
Bada significa “grande” ou “excelente” e diina, é derivado do verbo raiz dii, que significa “diminuir”. Diina significa “pobre” ou “humilde”. Bada diina é, portanto, muito pobre e extremamente humilde. É a arte de praticar a mudança de atitude de ego, vaidade, orgulho e superioridade para humildade, compaixão e amor, minimizando nossas necessidades e aprendendo a servir os doentes, os pobres, os necessitados e aqueles com qualquer tipo de sofrimento.
O Ano Novo não serve apenas para mudar a data. Trata-se de mudar nossas vidas. Nossas vidas estão gradualmente se aproximando de seu fim silencioso. Devemos conduzi-las em direção a Deus e à bondade, transformação e realização.
Eu oro por todos vocês e por toda a criação. Que sejamos todos determinados a realmente mudar nossas vidas.
Com amor,
Prajnanananda