Por que dizemos shaanti três vezes?

Shanti significa “paz”, é um estado natural de ser. Distúrbios são criados tanto pelos outros quanto por nós mesmos. Por exemplo, a paz já existe em um determinado lugar, até que alguém comece a fazer barulho.

Além disso, a paz está acima de toda a nossa agitação. Quando a agitação termina, a paz é naturalmente estabelecida, já que originalmente já estava lá. Onde há paz, há felicidade. Assim, todos sem exceção desejam ter paz em suas vidas.

No entanto, a paz interior ou exterior parece ser muito difícil de ser alcançada porque é encoberta pelas nossas agitações. São raros aqueles que permanecem em paz mesmo em meio a problemas e agitação externa. Para invocar a paz, cantamos orações. Ao cantar orações, os problemas terminam e a paz é vivenciada internamente, independente das perturbações exteriores. Todas as orações deste tipo terminam por cantar shaanti três vezes.

Acredita-se que trivaram satyam – aquilo que é dito três vezes torna-se verdade. Para enfatizar um detalhe, o repetimos três vezes. No tribunal de justiça, aquele que faz o juramento diz, “eu direi a verdade, somente a verdade, e nada mais que a verdade”.

Nós cantamos shaanti três vezes para enfatizar o nosso desejo intenso pela paz. Todos os obstáculos, problemas e tristezas têm origem em três fontes:

Aadhidaivika: As forças Divinas invisíveis sob as quais possuímos pouco ou nenhum controle, como terremotos, inundações, erupções vulcânicas, etc.

Aadhibhautika: Os fatores conhecidos ao nosso redor, como acidentes, contatos humanos, poluição, crime, etc.

Aadhyaatmika: Nós oramos sinceramente ao Senhor para que, ao menos enquanto executamos algumas tarefas especiais ou em nossa vida diária, não haja problemas, ou que sejam minimizados nas três fontes citadas acima.

Que apenas a paz prevaleça. Portanto, shaanti é cantado três vezes.

É cantado em voz alta na primeira vez, direcionando às forças invisíveis. É cantado de forma mais suave na segunda vez, direcionando às nossas imediações, e na terceira vez, de forma mais suave ainda, direcionado a nós mesmos.

Leave a Reply

4 × 2 =