PERGUNTAS FREQUENTES PARA QUEM JÁ FOI INICIADO:

O que é um Programa de Kriya Yoga?

– é o evento completo quando da vinda dos mestres ao Brasil. Isso inclui: Palestra aberta ao público, Novas Iniciações (para quem quer começar a praticar), Seminário dos kriyavans ou Retiro (para os iniciados em Programas anteriores);

O que é um Seminário?

– é a ocasião própria para quem já foi iniciado, por professores autorizados do Kriya Yoga Institute, rever as técnicas, corrigir posturas e aperfeiçoar sua prática com meditações mais longas e profundas com a presença dos Mestres ali do lado orientando. Seminário os praticantes passam o dia juntos e dormem em suas casas ou hotéis escolhidos.

Qual é a Programação de um Seminário?

sempre há um tema abordado. Há horário de perguntas & respostas, aconselhamento espiritual (agendado) com os mestres, exibição de vídeo, meditações longas, e aulas de revisão das técnicas. Há Seminário de apenas um dia. A programação é mais longa quando o Seminário é de dois dias.

Posso participar do Seminário só um dia ou se for dois tenho de participar dos dois dias?

– quem determina um dia ou dois é a agenda dos Mestres. Quanto à participação do kriyavan, depois do evento agendado, espaço alugado e toda infraestrutura montada, o valor é único. Se o evento foi determinado para dois dias e o kriyavan só puder participar um dia, pagará o mesmo valor de dois dias. Não inclui hospedagem nem alimentação. É fornecida uma lista de opções que deverá ser tratado direto com o local escolhido.

Qual a diferença do Seminário para Retiro?

– Seminário os kriyavans vão ao local do evento passam o dia e voltam para suas casas no final da tarde. Retiro acontece em mosteiros, conventos, ou locais afastados da cidade, em contato com a natureza e o silêncio. A entrada normalmente acontece numa 6a. feira e saída no domingo. Para isso, a hospedagem e alimentação fazem parte do pacote. O proximo Retiro de kriyavans em São Paulo acontecerá dias 01 e 02 de Junho/2012, limitado a 100 vagas.

Quantos níveis de kriya existem?

– são seis níveis de kriya. O primeiro (iniciação) é a pessoa que decide se quer seguir esse caminho espiritual. Do 2o. nível para frente são os mestres quem decidem se o aluno está apto para receber níveis mais elevados. Para isso precisa preencher um formulário que e enviado ao Mother Center para aprovação antecipada ao evento. Caso seja aprovado, será orientado para participar da cerimônia que inclui a doação de uma rosa e doação financeira.

E o que determina essa decisão?

– O desejo sincero por Deus; três anos de prática diária entre um nível e outro; e, se esta seguindo regularmente as técnicas ensinadas pelos mestres.

Já tem três anos que fiz a iniciação, como faço para receber a 2a. kriya?

– os níveis mais altos só são dados durante os Seminários ou Retiros. Então, primeiro precisa estar inscrito no evento, preencher um formulário que é enviado com bastante antecedência para o Mother Center, normalmente umas duas semanas antes do evento, se o candidato for aprovado é contatado com as instruções.

Existe custo para receber 2a.kriya?

– além do valor do evento existe uma doação em dinheiro, entregue na cerimônia, que é enviado direto para o Mother Center.

E para trabalhar como voluntário?

– qualquer kriyavan é muito bem-vindo para se juntar ao grupo de voluntários. São inúmeras tarefas, muitas delas não há necessidade da presença física como revisão de textos em inglês, em português, tradução, edição etc. Para trabalhar nos eventos primeiro precisa estar inscrito, participar das reuniões e ser treinado para a função que vai exercer.

Posso trabalhar como voluntário e participar do evento sem pagar?

todos os voluntários oferecem seu tempo e talento como “seva” serviço desinteressado aos Mestres e pagam para participar como os demais que não estão trabalhando. Serviço voluntario não e moeda de troca.

Já sou iniciado, mas quero participar das Iniciações?

somente familiares podem acompanhar um candidato na cerimônia de Novas Iniciações, com autorização prévia. Os espaços são alugados mediante contrato com limite de pessoas, sob pena de multa e até interdição do evento caso não seja respeitado.

E a Associação o que é?

– A Associação Instituto Kriya Yoga São Paulo é a entidade jurídica que representa todos os kriyavans do Brasil (praticantes de kriya yoga). Para se tornar um membro o principal requisito é ter sido iniciado por professores autorizados do Kriya Yoga Institute, independente de qual cidade ou Estado.

Para que serve a Associação?

– serve para manter acesa a chama da kriya yoga de Baba Hariharananda em nosso país. O valor da anuidade que o sócio paga (atualmente 144,00 reais p/ano, o que representa apenas 12,00 reais p/mês) e usado para viabilização dos eventos, impressão do material, e toda infraestrutura necessária para manutenção dos trabalhos da kriya no pais.

A ideia é, enquanto mais membros houver mais recursos haverá para a manutenção do Ashram, edição de material em português, mais eventos, mais estrutura como organização. Anualmente é realizada a prestação de contas aprovadas em Assembleia, com balancete e toda a parte contábil seguindo a legislação vigente.

Qual a vantagem de me associar?

– a kriya yoga é um caminho espiritual e a Associação foi registrada como uma Organização sem fins lucrativos. Então, não tem caráter comercial. Nenhum kriyavan é obrigado a se tornar um membro (sócio). É uma decisão espontânea de desprendimento e principalmente de oferecer uma pequenina ajuda para a manutenção das atividades da kriya, por amor e gratidão aos Mestres. Como incentivo foi aprovado em Assembleia o desconto de 10% no valor dos eventos para todos os sócios em dia com a anuidade.

Como faço para me tornar um sócio se sou de São Paulo?

– nas Assembleias, você poderá se fazer representar por procuração. Para se associar basta preencher e assinar a ficha de associado e pagar a anuidade vigente. Foi aprovado em Assembleia que três anos de inadimplência, o sócio é retirado do quadro de associados podendo voltar a qualquer momento que desejar. Para isso, deverá seguir os procedimentos normais de um novo sócio.

E os pagamentos? estou acostumado(a) a fazer doc, depósito identificado na conta posso continuar fazendo?

por orientação do Mother Center todos os pagamentos foram padronizados através de Boleto Bancário, enviado sempre no mínimo 10 dias antes do vencimento. São eles: taxa de inscrição para Iniciação, para Seminário, Retiro, anuidade da Associação, cotas da Campanha Financeira para a construção do Ashram em Mogi das Cruzes e também a cota de manutenção da casa dos monges.